Trabalho e Formacao

Os próximos passos pós-Enem

Ministério da Educação divulga amanhã o gabarito oficial das provas. O resultado, porém, só será divulgado em janeiro de 2016. Para muitos estudantes, a maratona de estudos continua. Agora, o momento é de se preparar para o PAS e os vestibulares

Alessandra Oliveira - Especial para o Correio
postado em 27/10/2015 10:16


Gabriel Bulhões pretende corrigir as provas, mas nem pensa em dar uma pausa dos livros: vestibulares  (Minervino Junior/CB/D.A Press)

Gabriel Bulhões pretende corrigir as provas, mas nem pensa em dar uma pausa dos livros: vestibulares


Depois da maratona de provas do fim de semana, os inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) vivem agora a ansiedade pela espera do resultado. Previsto apenas para janeiro de 2016, resta aos candidatos fazerem a correção prévia das questões. O Ministério da Educação divulgará amanhã o gabarito oficial, no portal.inep.gov.br. De acordo com o regulamento do exame, os alunos poderiam sair com os cadernos de prova meia hora antes do fim do certame.

Para Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Tecnologia do Sistema Ari de Sá, é importante que o candidato faça a correção, mas ele não conseguirá obter a nota precisa. ;A metodologia de correção do Enem avalia o candidato ao longo da prova. Se ele acertou mais questões de nível fácil e médio, por exemplo, conseguirá uma nota satisfatória ; maior do que a de quem acertou mais exercícios difíceis e errou os fáceis;, explica o especialista. Ademar conta que o exame avalia a qualidade das respostas e não a quantidade. ;Além disso, o estudante precisará esperar a correção final para ter a nota da redação. Por isso, é importante não desanimar.;

Candidatos chegando atrasados ao local de prova: cena comum no Enem (Breno Fortes/CB/D.A Press)

Candidatos chegando atrasados ao local de prova: cena comum no Enem


Gabriel Bulhões, 18 anos, fez o exame pela segunda vez e viu que valia a pena esperar mais um pouco para ir embora com os cadernos. Na quarta-feira, ele garante que estará preparado para corrigir a prova com o gabarito divulgado pelo MEC. ;Eu vou corrigir sozinho a prova. Sei que há um critério para a correção, mas tomei esse cuidado na hora de responder as questões. Priorizei as mais fáceis;, explica o estudante, que tenta uma vaga no curso de medicina. A escolha de um curso tão concorrido fez com que Gabriel não abandonasse os estudos, mesmo depois da maratona do fim de semana. ;Não vou contar apenas com a nota do Enem. Estou estudando para vestibulares tradicionais. Na semana que vem, tem o da Unicamp;, conta.

Continuar estudando é importante. Entretanto, especialistas sugerem uma pausa. ;Acredito que é necessário descansar. O Enem exige muito, tanto física quanto psicologicamente;, afirma Ademar Celedônio. Mas, se for realmente necessário, o professor aconselha. ;É importante que ele comece a revisar alguns conteúdos e que veja como funciona o processo das demais provas, que são bem diferentes do Enem;, explica. A melhor maneira, para o professor, é resolvendo provas anteriores para se familiarizar com o conceito.

A estudante Azucena Suertegaray, 18, está cursando o 3; ano no Centro de Ensino Médio Paulo Freire e, como os professores em greve, usará esta semana para descansar, mas depois retomará os estudos por conta própria. ;Agora, vou focar no PAS, que será no mês que vem. É uma prova em que eu ainda tenho chance de passar.; Azucena quer ingressar no curso de arquitetura na UnB e torce para conseguir a vaga, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a nota do Enem. ;Eu levei meus cadernos para casa e corrigi com alguns gabaritos que saíram na internet. Acho que consegui uma nota satisfatória, mas vou conferir de novo com o gabarito oficial.;

Logo após sair a nota do Enem, será aberto o processo seletivo para o Sisu 2016. A nota do Enem também abre as portas para bolsas parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), para o programa Ciências sem Fronteiras e para quem deseja financiar o curso superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Balanço
Cerca de 5,8 milhões de candidatos participaram dos dois dias do exame e completaram a prova escrevendo a redação com o tema ;A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;. O Enem registrou o menor índice de abstenção da série histórica do exame. Ao todo, 1,975 milhão dos 7,746 milhões inscritos não realizaram a prova, ou seja 25,5%, contra 28,9% do ano passado.

Em todas as edições, alunos chegam atrasados e se deparam com o portão fechado. Este ano não foi diferente. Um rapaz, inclusive foi atendido pelo Samu, após passar mal por não conseguir entrar. Mas outros problemas marcaram o exame. Em uma escola particular na Asa Sul, uma candidata tentou sair do local da prova com caderno de questões, por volta de 16h ; ela só poderia sair com o caderno às 18h30. Os fiscais do certame foram atrás da aluna e conseguiram alcançá-la e recuperar a prova. No mesmo local, seis alunos foram beneficiados e tiveram tempo extra para acessar o local da avaliação, após as 13h. Os casos estão sendo analisados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesta edição, 743 participantes foram eliminados, contra 1.519 do ano passado ; sendo 677 por uso de equipamentos inadequados, 63 por objetos não permitidos descobertos pelos detectores de metal e três por postarem fotos das provas em redes sociais. Em Natal (RN), um candidato chegou a ser preso em flagrante pela Polícia Federal. Com ele, foi encontrado um equipamento eletrônico acoplado a um celular.


Fique atento

; O gabarito oficial será divulgado amanhã no site portal.inep.gov.br.
; Ainda não há data para ser divulgada a nota oficial dos candidatos. O MEC prevê para janeiro de 2016.
; A inscrição para o Sisu será em janeiro, logo após a divulgação das notas do Enem. Acesse sisu.mec.gov.br para mais informações.


Sem cortes no Sisu

Em nota, o Ministério da Educação informou ontem que o número de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não será reduzido em 2016. Segundo o texto, o ministro Aloysio Mercadante afirmou, inclusive, que ;todas as vagas do Sisu serão ofertadas em momento oportuno e elas têm crescido ano a ano;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação