Trabalho e Formacao

15.452 vagas pelo Brasil

Rodolfo Costa
postado em 03/11/2015 13:26

deterioração do mercado de trabalho continua levando mais pessoas a apostar as fichas no serviço público. No Distrito Federal, nem mesmo os fins de semana e feriados esvaziam os cursos preparatórios.

Em algumas escolas, os ;aulões; de revisão intensiva de conteúdos têm adesão de mais de 75% de estudantes. Não é para menos. Em todo o país, há, pelo menos, 15.452 vagas distribuídas entre 185 concursos para todos os níveis de escolaridade.

O sonho de obter a estabilidade no serviço público motivou Cristiane Rocha, 30 anos, a abandonar o emprego como administradora, há quase um ano, para se dedicar aos estudos. ;Eu observava as empresas demitindo, mas não imaginava que a situação do país fosse chegar ao cenário em que está. Isso me motiva a estudar ainda mais;, afirmou.

Ela espera substituir o antigo salário, de R$ 2 mil, pela remuneração de R$ 5.425 paga aos técnicos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), cujo concurso está marcado para 20 de dezembro. Ela se dedica em período integral para o certame. E, para garantir o futuro, não vai descansar nem mesmo após as provas.

Nas manhãs e noites, Cristiane estuda em um curso preparatório, dedicando as tardes para a revisão. ;Fico desesperada para passar logo e tirar esse peso das minhas costas;, disse ela, que deixou de visitar a família no feriado, em João Pinheiro (MG), para estudar. ;Pretendo ir no Natal, mas não sem levar meus livros e apostilas. Para onde vou, meu material de estudo vai junto;, acrescenta.

A autocobrança excessiva não é sadia, alerta Clayton Natal, professor de Língua Portuguesa do IMP Concursos. Na avaliação dele, é importante aos candidatos estratégia de estudo e foco nas disciplinas em que têm pouco domínio.

Com a proximidade das provas para o TJDFT, em dezembro, Natal recomenda que os alunos façam e refaçam exercícios e provas anteriores do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o antigo Cespe, a banca examinadora responsável pela seleção. ;O edital foi lançado em outubro. É pouco tempo para dominar toda a teoria. A prioridade é entender como a banca cobra os conteúdos;, destaca.

Foco

Ter foco em matérias específicas não pode significar abrir mão da Língua Portuguesa. ;As provas de concursos do Cespe têm cobrado, em média, 20 questões que englobam itens de interpretação de texto e gramática;, explica. Os interessados em uma das 80 vagas previstas no edital do TJDFT devem correr: as inscrições terminam no próximo domingo.

A advogada Isabella Santiago, 24 anos, se prepara dia e noite para o certame. Ele se dedica exclusivamente a estudar para concursos desde que se formou em direito, em 2013. ;Como domino o conteúdo jurídico, com maior peso na prova, estou focando em outros assuntos, como informática e língua portuguesa.

Mesmo que não passe no concurso, Isabella garante que não desistirá do sonho de ser servidora. ;Mais do que a estabilidade e o salário, quero seguir carreira em algum tribunal para, no futuro, ser professora ou até conseguir algum cargo de magistratura;, conta.

Apesar da escassez de concursos públicos da esfera federal, os candidatos a um posto no funcionalismo encontram motivo para comemorar. A Defensoria Pública da União (DPU) reabriu o concurso para 143 vagas de nível médio e superior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação