postado em 06/11/2015 18:54
O Centro Brasileiro de Pequisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou pela primeira vez um guia que contém critérios de avaliação para a redação do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), disponível no site (www.cespe.unb.br/pas/). O material também apresenta os erros mais recorrentes feitos pelos candidatos na avaliação Voltado para estudantes de 14 a 18 anos, a publicação tem linguagem simples e direta e conta com ilustrações.
Critérios
A redação é avaliado a partir de dois aspectos. A macroestrutura é o conteúdo e apresentação, enquanto a microestrutura se concentra na forma em que o texto foi escrito, levando em consideração elementos como grafia e acentuação.
Macroestrutura
Legibilidade: Esse critério mensura a nitidez da caligrafia e se ela prejudica a leitura do texto. O estudante pode utilizar letra de fôrma, desde que a inicial maiúscula seja diferenciada das demais letras. Rasuras ou grafias que gerem dúvida no avaliador são consideradas erros.
Indicação de parágrafos: Os parágrafos devem ser indicados por um espaço de recuo de aproximadamente 2 cm entre a primeira margem do parágrafo e a margem esquerda.
Microestrutura
O guia aponta como alguns dos erros mais recorrentes na avaliação:
-Emprego de abreviações de uso informal, como ;vc;, ;tb;, ;pq;.
-Ausência de pontos após palavras abreviadas, como ;etc.; e ;Dr.;.
-Utilização de pontos em siglas.
-Ausência de aspas ou sublinhado em neologismos e estrangeirismos, assim como em expressões coloquiais.
-Emprego indevido de pronomes, como utilizar ;nesse; para se referir ao século atual, em vez de ;neste;.
-Uso de expressões que não estão no dicionário, como ;muita das vezes;.