Trabalho e Formacao

Meu escritório é em casa

Trabalhar diretamente da residência é uma realidade para profissionais da iniciativa privada e do serviço público. Modelo pode ser mais procurado na crise, porque reduz custos e pode até aumentar a produtividade do empregado

Paula Braga
postado em 23/11/2015 10:48

Trabalhar diretamente da residência é uma realidade para profissionais da iniciativa privada e do serviço público. Modelo pode ser mais procurado na crise, porque reduz custos e pode até aumentar a produtividade do empregado

Auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2008, Felipe Tavares, 32 anos, não precisa sair de casa para trabalhar todos os dias. Ele aderiu à possibilidade de realizar a análise de processos a partir de um computador pessoal na própria residência no ano passado. Para cada demanda atribuída ao servidor, um prazo de entrega é estipulado. Quando termina o serviço, recebe nova quantidade de processos. ;É uma opção minha. Eu costumava trabalhar no prédio do TCU, mas tenho muita dificuldade de concentração. Em uma sala com outras pessoas e telefone tocando, eu começava a render somente no fim da tarde e estendia o horário para dar conta de todo o trabalho. Em casa, tenho disciplina para não ceder a nenhuma distração;, justifica Felipe.


O tempo de expediente a distância é de até oito horas diárias, com intervalo para o almoço. ;Não estar no departamento não significa que estou no bem-bom, na beira da piscina. Estou trabalhando do mesmo jeito. As principais vantagens são a flexibilidade de poder trabalhar de onde eu estiver e o tempo que economizo no deslocamento;, afirma. O TCU contabiliza que cerca de 480 funcionários realizaram serviços de casa durante pelo menos um dia em 2014. Prazos e tarefas são definidos pelo gestor de cada área em acordo com o servidor. Quem trabalha de casa também precisa apresentar aumento na produtividade.


;No departamento há uma série de outras atividades que demandam tempo, como atender o telefone, participar de reuniões... Por isso, quem trabalha de casa tem esse acréscimo na produtividade;, explica o secretário de Gestão de Pessoas do órgão, Adriano Cesar Amorim. ;Os processos são eletrônicos, então o mesmo controle que a chefia teria presencialmente, tem remotamente. É um sucesso, e não temos discursos internos contrários.;


Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), o home office é mais comum do que se pensa: cerca de 12 milhões de brasileiros trabalham a distância. ;As pessoas trabalham de vários lugares: enquanto esperam um voo, de um café. O home office é predominantemente feito em casa, mas não é caracterizado somente por isso. A tecnologia permite que serviços sejam realizados de quase qualquer lugar;, explica o presidente da Sobratt, Álvaro Mello. ;Funciona para operações que não dependem de um lugar físico, como atendimento por telefone e atividades na internet;, explica o consultor de carreira e sócio da Alliance Coaching, Sílvio Celestino.


Ainda segundo a estimativa, a satisfação de quem trabalha em casa é alta, o que tem impulsionado também a produtividade do trabalho. No entanto, Sílvio Celestino alerta que não existe uma equação que assegure o aumento da produtividade. ;Depende do perfil do serviço e do funcionário;, destaca.


Segundo ele, o trabalho remoto é ainda uma alternativa para reduzir custos, já que a companhia economiza com a manutenção de um espaço físico. ;O empregador que passa por um momento de retração econômica pode começar a ver uma possibilidade nesse sistema. No entanto, antes de visar somente a redução de gastos, é preciso avaliar os recursos disponibilizados aos funcionários. Uma mesa ou uma cadeira que alguém utiliza para passar um tempo com os amigos na sala pode não ser adequada para executar um trabalho durante cinco horas consecutivas, o que pode gerar problemas de saúde e processos trabalhistas;, afirma.


Papel da firma
O funcionário que trabalha de casa não deixa de ser responsabilidade do empregador. ;Quando uma pessoa é contratada no modelo home office, deve ter um contrato específico. Como ainda não temos legislação muito específica para isso, o documento não pode deixar brechas na área trabalhista;, explica a engenheira de segurança do trabalho Márcia Ramazzini. Segundo ela, o modelo começou a ser adotado por multinacionais que buscavam diminuir o espaço físico e reduzir despesas com alimentação e encargos trabalhistas.


;Todos os cuidados que a corporação tem com um funcionário comum, deve ter com um em home office. Por segurança, é necessário fiscalizar o local onde a pessoa vai trabalhar. O empregado deve ter um lugar exclusivo para isso, como um escritório. Se ele for fazer um trabalho administrativo, é preciso verificar o mobiliário para saber se há risco ergonômico. Além disso, o colaborador deve passar por exames admissional e periódicos;, atesta a engenheira.


A quantidade de horas na função também deve ser fiscalizada. ;Há programas que controlam o número de digitações feitas por minuto e forçam que a pessoa faça uma pausa depois de determinado período;, exemplifica.


Legislação
A Lei n; 12.551/2011 define que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não deve fazer distinção entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância. Além disso, dois projetos de lei em tramitação na Câmara tratam do assunto: o PL n; 4481/2012 dispõe sobre o exercício domiciliar de profissão liberal (home office), e o PL n; 2723/2015 visa regularizar a implantação do sistema de escritório remoto no serviço público.

"Em uma sala com outras pessoas e telefone tocando, eu começava a render somente no fim da tarde e estendia o horário para dar conta de todo o trabalho. Em casa, tenho disciplina para não ceder a nenhuma distração;
Felipe Tavares, auditor do TCU

Produtividade e qualidade de vida

Adriana voltou ao mercado de trabalho graças à opção de teletrabalho (Arquivo Pessoal)

Adriana voltou ao mercado de trabalho graças à opção de teletrabalho


A companhia aérea Gol foi uma das primeiras a permitir trabalho remoto no atendimento ao consumidor no Brasil. O sistema começou a funcionar em 2009. Atualmente, a Diretoria de Relacionamento com o Cliente da companhia é composta por 1.569 colaboradores e, desse total, 29% ficam alocados na Central de Atendimento e 71% trabalham da própria casa.
;Nossos gastos corporativos diminuiriam 15%, pois não há vale-transporte, e o custo de infraestrutura caiu de 35% a 40%. Isso representa uma vantagem competitiva. No entanto, o principal ganho não é monetário: é a satisfação e a motivação do colaborador;, afirma o diretor de Relacionamento com o Cliente da Gol, Rogério Nunes.

Visão de quem faz
;Tenho duas filhas e, quando a primeira nasceu, priorizei a família. Por causa disso, fiquei 14 anos fora do mercado de trabalho. Quando decidi voltar, fiquei sabendo dessa vaga home based e achei que seria uma boa alternativa;, revela Adriana Gomes Valério Rebouças, 42 anos, teleoperadora de atendimento ao cliente. Ela relata que, com o trabalho remoto, pode se dedicar mais à família, além de trabalhar e estudar.
A teleoperadora Cláudia está satisfeita por não perder tempo no trânsito (Arquivo Pessoal)

A teleoperadora Cláudia está satisfeita por não perder tempo no trânsito


Cláudia do Carmo Moreira, 43 anos, teleoperadora de atendimento à agência, relata vantagens semelhantes. ;Estou há três anos na empresa e trabalhei presencialmente na central de atendimento durante um ano e meio. Quando tive a oportunidade de fazer o serviço de casa, vi somente vantagens, principalmente em relação à qualidade de vida. Minhas atividades são realizadas on-line, então não tenho necessidade de estar na sede;, conta ela, que trabalha das 6h às 12h20. ;Não perco tempo no trânsito, e a parte do dia que eu gastaria me deslocando, utilizo para estudar: estou cursando faculdade de psicologia;, comemora.
A distância
12 milhões

Número de brasileiros que trabalham em casa

Palavra de especialista


Perfil para home office
Quando a pessoa decide trabalhar na própria residência, a primeira coisa é avaliar se ela tem perfil para isso. Caso não tenha, pode desenvolver, com disciplina e organização. É preciso ter automotivação e saber gerenciar o tempo. Estratégias, como organizar as atividades do dia, definir blocos de períodos curtos de horas para realizar uma tarefa sem interrupções, eliminar distrações e estabelecer uma rotina podem ajudar. Vestir-se como se fosse para a empresa quando vai iniciar o trabalho em casa é importante nesse processo. Outro passo válido é ter um espaço separado para realizar a atividade e contar com a compreensão das demais pessoas da casa. Colocar uma placa de ;não perturbe; na porta do escritório, por exemplo, é uma iniciativa simples que pode alertar as outras pessoas de que você não pode ser interrompido.

André Brik,
especialista em home office e responsável pelo site Go home office

Dicas para um bom home office


Defina quanto tempo dedicará ao serviço
É importante delimitar o número de horas que você trabalhará. Estabeleça um horário para começar e terminar o expediente.

Converse com sua família sobre o novo modelo de trabalho
Estar em casa não significa estar disponível. Uma maneira simples de alertar a todos que você está em horário de trabalho é colocar uma plaquinha de aviso na porta do escritório, por exemplo.

Tenha um espaço exclusivo, mesmo que pequeno
O ideal é destinar pelo menos uma sala para se dedicar à atividade. Caso não tenha um cômodo específico para isso, é importante separar uma mesa ou escrivaninha somente para essa atividade.

Saiba que home office não significa trabalhar menos
Tenha sempre disciplina e determinação. Qualquer atividade a distância requer planejamento e não quer dizer que você terá menos coisas para fazer.

Fonte: Portal Go Home Office, de Marina e André Brik

Para ler

 (Editora AB/Reprodução)

As 100 dicas do home office: um guia básico para montar e manter seu escritório em casa

Autores: Marina Sell Brik e André Brik
64 páginas
R$ 29 (e-book disponível em www.gohome.com.br:)

Em dicas curtas e práticas, o livro auxilia empreendedores
e colaboradores a montar e manter um escritório remoto de forma produtiva e profissional. Entre os temas abordados estão o perfil de quem trabalha em casa, a infraestrutura necessária e como lidar com filhos e família durante o expediente.

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