Serão realizadas em 30 e 31 de janeiro de 2016 as provas de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). Será a segunda etapa do exame, destinado ao reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino de outros países. Pelas previsões iniciais, essa etapa seria realizada neste sábado, 28, e no domingo, 29.
As provas dessa etapa, que avaliam as habilidades clínicas em situações reais de atendimento médico, serão aplicadas em cinco locais, a serem divulgados na página do exame na internet. Os participantes aprovados na primeira etapa, realizada no início deste mês, podem escolher a cidade, conforme as opções disponíveis. As vagas serão preenchidas de acordo com o limite da capacidade de cada local de prova.
Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa revalidar o diploma. O Revalida simplifica o processo de reconhecimento dos diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras. Sua implementação está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O exame reconhece a autonomia das instituições de educação superior, que podem fazer a adesão ao processo no Ministério da Educação.
A divulgação dos resultados individuais da primeira etapa e dos gabaritos oficiais preliminares está prevista para 4 de dezembro próximo, na . O resultado final do exame deve ser divulgado em 14 de março de 2016, também na página de inscrição do exame.
A , com as novas datas das provas de habilidades clínicas do Revalida, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 27.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep