Trabalho e Formacao

Provas da terceira etapa do PAS serão aplicadas neste domingo (29)

O exame, que terá duração de 5h, iniciará às 13h. Os candidatos devem chegar ao local com uma hora de antecedência levando comprovante de inscrição, documento de identidade original e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente

postado em 27/11/2015 19:33

Maria Clara tentará uma vaga no curso de direitoAlunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas e particulares devem realizar neste domingo (29) a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Os 10,5 mil inscritos concorrem a 2.106 vagas em 97 cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB).

Para câmpus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, a concorrência é de 11,6 candidatos por vaga entre os cursos diurnos e 134,41 entre os noturnos. Já para Ceilândia e Gama, os números caem para 9,71 e 5,13, respectivamente. O câmpus de Planaltina, por sua vez, registra a menor demanda - 2,24 concorrentes por vaga diurna e 1,68 para as noturnas. O curso de medicina é o mais requisitado no câmpus Darcy, com 67,28 candidatos por vaga. A graduação em Direito (diurno) é a segunda mais procurada, com 34,10 concorrentes por vaga. Os cursos de psicologia (29,88), nutrição (28,50) e odontologia (27,20) aparecem em seguida como os que possuem maior concorrência, respectivamente.

Maria Clara de Albuquerque Moisés, 17 anos, é uma das concorrentes a uma vaga de direito. A estudante, que estuda em instituição de ensino privada do DF, se saiu bem nas duas primeiras etapas da seleção e, apesar de sentir certa insegurança com a aproximação da terceira etapa, está confiante que pode conseguir o seu lugar na UnB pelo PAS. "Nas duas últimas semanas, fiz muitas questões de provas anteriores, revisei o conteúdo e foquei nas obras literárias que serão cobradas nessa etapa", explica. Na reta final, a estratégia da estudante é descansar para estar preparada no dia do exame. "Não adianta estudar demais agora. É hora de descansar e estar tranquila para dar o meu melhor na prova", afirma.

Os secundaristas terão cinco horas para responder a uma prova de conhecimentos - composta por duas partes - e elaborar uma redação com extensão máxima de trinta linhas. A primeira etapa da avaliação objetiva é formada por questões de língua estrangeira (espanhol, inglês, ou francês de acordo com a escolhida pelo estudante no ato da inscrição); e a segunda é composta por itens de artes cênicas, artes visuais, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, literatura, matemática, música, química e sociologia.

As provas serão aplicadas apenas no Distrito Federal, às 13h, nas cidades de Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.

Os estudantes devem conferir o local de prova pelo site portando somente comprovante de inscrição, documento de identidade original e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. É recomendado comparecer com antecedência mínima de uma hora, às 12h, quando abrem o partão, pois alunos atrasados não poderão fazer a prova. Durante a realização d%u200Bo exame, o candidato deve permanecer em sala por, no mínimo, uma hora após o início da avaliação. Quem quiser levar o caderno de questões, deve esperar até faltarem 15 minutos para o término da prova.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação