Trabalho e Formacao

Matemática pesa mais

Sisu abre inscrições hoje, quando alunos com boas notas em redação também terão melhores chances nas faculdades

Hédio Ferreira Jr. - Especial para o Correio
postado em 11/01/2016 09:24
O estudante Fernando Hamu passou em direito pelas provas do PAS da UnB e ainda teve um desempenho satisfatório no exame do ensino médioO bom resultado em matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 deve ser determinante para que candidatos aos cursos mais disputados do país, como direito e medicina, conquistem vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A plataforma do Ministério da Educação (MEC) ; com as cadeiras oferecidas pelas instituições de ensino ; fica aberta para inscrições dos aprovados no exame a partir desta segunda-feira. O prazo se encerra rapidamente: só serão aceitas inscrições até a quinta-feira.

Diferentemente de anos anteriores, em que o desempenho de redação servia de corte, a nota de matemática, que chegou a 1.008,3 este ano ; a maior na história do exame ; deverá refletir em cursos que nada tem a ver com a área de ciências exatas. Em 2014, o candidato com melhor desempenho fez 973,6 pontos. ;Os candidatos bem avaliados nesses dois quesitos têm mais chances de conseguirem os cursos que querem nas universidades federais;, avalia Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Tecnologia Educacional do Sistema Ari de Sá, em Fortaleza (CE). Se a nota máxima subiu, a mínima caiu. De 318,5 no Enem passado, foi para 280,2 este ano.

O estudante Fernando Hamu, de 17 anos, deve se dar bem. Morador do Sudoeste, ele fez 855 na prova de matemática e 920 na de redação. O total de cada uma são mil pontos. Com vaga garantida no curso de Direito na UnB por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS) do governo federal, o aluno do Sigma já tinha feito o Enem em 2014 como ;treineiro;, mas não obteve um resultado tão satisfatório como em 2015. ;Vou aproveitar meu bom resultado para tentar uma vaga em direito na USP ou na URFJ, já que consegui na UnB;, planeja.

Pontuações

Em 2015, cerca de 5,8 milhões de estudantes fizeram o exame nacional em todo o país. Os alunos foram avaliados em conhecimentos sobre ciências da natureza; ciências humanas; e linguagens e códigos. Em ciências da natureza, a pontuação máxima foi de 875,2 e a mínimo, de 334,3. Na edição passada do exame, essas notas eram de 876,4 e 330,6 respectivamente.

Na prova de ciências humanas, o melhor desempenho chegou a 850,6, abaixo dos 862,1 pontos registrados no último Enem. A pior nota na disciplina foi 314,3, também abaixo de 324,8 da edição passada. Em linguagens e códigos, a nota mais alta chegou a 825,8, acima da registrada em 2014, de 814,2. A mais baixa ficou em 302,6, próxima dos 306,2 do ano anterior.

As universidades federais, em sua maioria, adotam como nota do candidato a soma dos resultados desses avaliações e as dividem por cinco. Se um aluno tiver baixo desempenho nas outras três, mas se destacar em matemática e redação, por exemplo, sua média sobre. Algumas, porém, têm critérios diferentes. Na UFRJ, a redação tem peso dois. Na do Rio Grande do Norte (UFRN), há pesos diferentes para determinados cursos ; como de medicina, na qual ciências da natureza tem peso 3 e matemática, 1,5.

Com a abertura do Sisu, os aprovados poderão se inscrever em até duas opções de vaga. Eles deverão especificá-las em ordem de preferência. A inscrição está restrita ao estudante que participou da edição de 2015 do Enem e não tirou zero na prova de redação. Em 18 de janeiro, o resultado será divulgado. E as matrículas ocorrem em 22, 25 e 26 de janeiro. Entre 18 e 29 de janeiro, os candidatos que não tiverem sido convocados poderão manifestar interesse na lista de espera, que será usada se as instituições tiverem vagas sobrando.

Fuvest

A taxa de candidatos faltosos no domingo, no primeiro dia da fase final da Fuvest, foi de 7,9%. Isso significa que não compareceram 2.059 estudantes dos 25.967 convocados para essa etapa. Ontem, os alunos fizeram provas de redação e português.
O índice foi inferior ao registrado no primeiro dia de provas da segunda fase do ano passado, quando 8,1% dos convocados faltaram. Entre as cidades onde foi aplicado o exame neste, São José do Rio Preto (SP) teve a maior proporção de ausentes, com 15,5%.

Hoje, serão feitas as provas das disciplinas comuns do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês), além de itens interdisciplinares. Amanhã, é a vez dos exames específicos de cursos. A primeira chamada de aprovados sai em 2 de fevereiro. Estão em disputa 9.568 vagas na Universidade de São Paulo (USP). Outras 1.489 cadeiras da instituição serão preenchidas pela nota do Enem.

Os candidatos bem avaliados em matemática e redação têm mais chances de conseguirem os cursos que querem nas universidades federais;

Ademar Celedônio
diretor de Ensino do Sistema Ari de Sá, em Fortaleza
Como fazer
; Inscreva-se no Sisu
O prazo é até a próxima
quinta-feira, 14 de janeiro

; Site: www.sisu.mec.gov.br

Do que você vai precisar
; Ter feito o Enem 2015 com nota maior do que zero na redação
; ter em mãos o número de inscrição e senha no Enem 2015

Ao começar, confirme os dados e aguarde orientações por email

PASSO 1
Na tela do site, o candidato pode escolher até duas opções de curso. É por essa tela que irá acompanhar a inscrição durante todo o processo.

PASSO 2
Pesquise as vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso desejado

PASSO 3
O resultado da busca permite conhecer os detalhes dos cursos pesquisados. Clique no escolhido para ver a quantidade de vagas e as modalidades disponíveis. Vá em ;Escolher este curso; para continuar

PASSO 4
Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha a que opção em que pretende concorrer e, sem seguida, ;Escolher essa modalidade;

PASSO 5
Confirme os dados do curso que você escolheu para concorrer no Sisu, veja a documentação que será exigida pela instituição de ensino no ato da matrícula (no caso de ser selecionado) e clique em ;Confirmar minha inscrição;. Pronto!

As notas de corte dos cursos e a classificação parcial serão divulgadas de 12 a 14 de janeiro, a partir das 9h. Já o resultado da chamada regular sairá no dia 18.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação