Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Estudar para preservar o planeta

.

Universidade Católica de Brasília (UCB)

Oferece curso de engenharia ambiental e sanitária e tecnológico em gestão ambiental. Em extensão, mantém o Projeto de Educação Ambiental (PEA), que busca sensibilizar pessoas para a temática. Informações: .

Centro Universitário Iesb

Segundo a instituição, a sustentabilidade é trabalha em cursos como engenharia civil, design de interiores e nutrição. A faculdade também acaba de lançar uma pós-graduação em gastronomia sustentável (420 horas), que está com matrículas abertas. ;Utilizar ao máximo as propriedades dos materiais e alimentos é fundamental para um mundo melhor. Em tempo de crise, o tema se torna ainda mais necessário;, destaca Thiago Brandão, coordenador dos cursos de extensão da instituição sobre a especialização. Informações: .

Centro Universitário de Brasília (UniCeub)


Oferece especialização em direitos sociais, ambientais e do consumidor; em análise ambiental e desenvolvimento sustentável; além de curso de aperfeiçoamento em logística reversa e desenvolvimento sustentável. A temática também é trabalhada no mestrado em direito e políticas públicas, no MBA em gestão pública e na graduação em ciências biológicas. Informações: .

Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

A distância, há possibilidade de curso de gestão ambiental e de engenharia ambiental. Informações: .

Estácio Facitec


Aborda a temática nos cursos de arquitetura e engenharia civil. Informações: .

Unieuro

Aborda a temática nos cursos de design de interiores e arquitetura e urbanismo. Também há uma especialização em iluminação e eficiência energética (360 horas), cujas inscrições estão abertas. Informações: .

Anhanguera Brasília


Interessados podem fazer graduação em tecnologia de gestão ambiental na unidade de Sobradinho e São Sebastião. Informações:
Instituto Federal de Brasília (IFB)

Há opções de cursos técnico em controle ambiental, em reciclagem, em agronegócio e de agricultor familiar; além de formação superior em agroecologia. Apesar de ter submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2014, a proposta de um mestrado profissional em habitação: tecnologia e sustentabilidade, o IFB ainda não teve aprovação para o programa. Informações: www.ifb.edu.br.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Interessados podem fazer curso livre em legislação ambiental (40 horas), curso técnico em meio ambiente (1,2 mil horas) e pós-graduação em educação ambiental para a sustentabilidade (360 horas) e Em sistemas de gestão integrados da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social (360 horas), todos a distância. Informações: ead.senac.br.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)


No ramo de energias renováveis, a unidade de Taguatinga promove formações em dimensionamento de sistemas fotovoltaicos (40 horas) e instalação de sistemas fotovoltaicos (200). Informações: .

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)


No DF, há opções de aulas de viveirista, olericultura básica (cultivo de legumes), cultivo de plantas medicinais e aromáticas, artesanato em fibras de bananeira e tecnologias alternativas em ferro, solo e cimento. Em Palmas (TO), o Senar oferece curso técnico em florestas. A distância, também há opção de curso técnico em agronegócio. Informações: / .

ONG Viverde

Localizada no Riacho Fundo, a organização oferece curso agricultura orgânica e alimentação saudável em parceria com o Senar em 3, 4 e 5 de março. Informações: davidviverde@hotmail.com / 3399-9400 / 8587-3366.

Instituto de Permacultura (Ipoema)


Tem cursos, oficinas e palestras para crianças, adolescentes e adultos sobre permacultura, agrofloresta e bioconstrução. Informações: .

Sítio Semente

Oferece formação em sistemas florestais orgânicos, com aulas práticas e teóricas, no sítio, localizado no Lago Oeste. A próxima edição será entre 18 e 20 de março. Também estão programadas turmas de 20 a 22 de maio, de 8 a 10 de julho, de 9 a 11 de setembro e de 12 a 14 de novembro. Informações: .

Ecovila da Lagoa


O curso de construção com terra, envolvendo técnicas ancestrais, ensina a edificar uma casa sustentável. A formação começou no ontem e continua até terça-feira (9) em Planaltina (GO), na Ecovila da Lagoa, às margens da Lagoa Formosa ao lado da Unidade de Conservação Estação Ecológica de Águas Emendadas. O local foi, inclusive, finalista da categoria arquitetura do Prêmio Brasil de Economia Criativa em 2014. Quem quiser começar o curso a partir de hoje ainda pode participar, com o desconto do valor das horas a que não teve acesso. O valor total do curso é de R$ 1.770, com direito a duas refeições, café da manhã e dois lanches por dia. Informações: Juno Rocha (61) 9662-7378 / rochajuno@gmail.com / .

Coletivo Gaia Brasília


Oferece, desde 2012, curso de design em sustentabilidade, baseado nas experiências de ecovilas com 320 horas e estágio prático. A formação segue os moldes do que é oferecido em 35 países pela Gaia Education, rede focada em educação para a sustentabilidade. No DF, a organizadora da formação é a Eco Sintonia. O sócio Eduardo Weaver explica que os concluintes ;passam a ser agentes de sustentabilidade na empresa e na vida, pois aprendem uma série de técnicas em quatro dimensões: social, econômica, ecológica e de visão de mundo.; A próxima turma deve começar em 29 de julho. O valor do último curso do tipo foi de R$ 4,3 mil, e o preço da próxima edição ainda não foi definido. Informações: coletivogaiabrasilia.org / 3202-6261 /8111-5547.

Instituto Superior de Administração e Economia (Isae),

A instituição, conveniada da Fundação Getulio Vargas (FGV) no Paraná, está com inscrições abertas para o curso totalmente a distância de eficiência energética (30 horas), baseado na Norma ISO 50001. O participante aprenderá a analisar o uso de energia em empresas e a buscar melhorias. Informações: / 3388-7800.

Faculdade Educacional da Lapa (Fael)


É possível fazer cursos a distância de graduação em gestão ambiental e pós-graduação em direito ambiental e sustentabilidade (420 horas). Informações: fael.edu.br.

Universidade de São Paulo (USP)


Oferece graduação em ciências da natureza, engenharia ambiental, engenharia florestal, gestão ambiental e oceanografia, e pós-graduação em sustentabilidade, doutorado em bioenergia, doutorado e mestrado em bioengenharia, em bioinformática, em ciência ambiental, em ciências da engenharia ambiental, em ecologia, em ecologia aplicada, em oceanografia, em recursos florestais, em sustentabilidade. Informações: .

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Oferece especialização na modalidade extensão universitária em gestão da sustentabilidade e responsabilidade corporativa. Informações: .

Colaborou Jéssica Gotlib