Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Lições para donos do próprio negócio

Empreendedorismo não se aprende na escola, mas palestras, oficinas e cursos com quem entende do assunto podem ajudar. Interessados podem participar de programações do Sebrae

O calendário de cursos, palestras e oficinas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF) para o primeiro trimestre do ano começou em janeiro, mas ainda há muitas oportunidades para capacitar donos do próprio negócio e aspirantes a empresários. Há 20 eventos gratuitos e pagos, no total, e 15 ainda serão promovidos na sede da instituição no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A expectativa é beneficiar até mil alunos.


;Numa situação de crise e em que as vendas diminuem cada vez mais, o gestor deve se preocupar em se atualizar e valorizar o cliente. Essa é a estratégia para se manter na ativa;, afirma o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Comércio do Sebrae-DF, Ary Ferreira Júnior. Formado em economia, ele atua no Sebrae-DE desde 1989 e observa que os cursos ensinarão a empreendedores, gerentes, vendedores e outros profissionais ferramentas e conhecimentos importantes para atender as necessidades da clientela. Segundo ele, os temas dos eventos foram escolhidos para se adaptar às necessidades do empresariado do Distrito Federal.


[SAIBAMAIS]As oportunidades são especialmente focadas em pequenos negócios dos setores de comércio varejista, de material de construção, minimercados, mercearia e hortifrutigranjeiros, acessórios, calçados e vestuários. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre assuntos como vendas pela internet, visual de loja, coaching empreendedor, análise e planejamento financeiro e gestão de pessoas. As palestras têm duração de duas horas; as oficinas, de quatro horas; e os cursos, de 15 horas no total. Dez dias após o término do evento, os alunos podem emitir um certificado pelo site do Sebrae.

Oportunidade para aprender sobre vendas

José Ricardo Noronha será o palestrante do 1; Mastermind em Vendas de Brasília. O evento será em 9 de março, das 8h30 às 17h30, na Confederação Nacional Dos Trabalhadores No Comércio (CNTC), que fica na 902 Sul, Bloco C. A palestra tem por objetivo mudar atitudes e comportamentos de vendas, além de ensinar as técnicas mais eficientes e atuais. O investimento é de R$ 1.500. Informações e inscrições: (61) 3272-1027.

Capacitação que faz a difereça

Vendedor há quase quatro anos na Hydros Irrigação e Drenagem, Leonardo Arthur Couto, 23 anos, participou em janeiro do curso de atendimento ao cliente oferecido pelo Sebrae por sugestão do chefe dele. Graças à capacitação paga, hoje ele sabe como receber melhor o público. ;Superou as minhas expectativas, pois ensinaram coisas simples que não percebemos como são importantes no dia a dia;, comenta. ;Depois do treinamento, passei a fazer amizade com os clientes, assim, as vendas aumentaram;, comemora. Beatriz Oliveira, 58, é dona do espaço Linha do Tempo no Sudoeste há dois anos e vai fazer um curso de plano de negócios pago no Sebrae ainda este mês. A empresa dela oferece procedimentos antiestresse, aromaterapia e massagens terapêuticas associadas a tratamentos de beleza. ;Trabalhei em um universo de grandes empresas e, hoje, estou sozinha na gestão. Por isso, preciso de uma orientação para tornar o meu negócio sustentável. Espero achar um ponto de equilíbrio financeiro com o curso;, afirma.

Busca por conhecimento
Especialista em marketing, empreendedorismo social e vendas pela Owen Graduate School of Management e professor dos MBAs da Fundação Instituto de Administração (FIA), José Ricardo Noronha acredita que, em anos desafiadores como este, os clientes se tornam mais exigentes, por isso, é fundamental incrementar saberes e colocar em prática. ;É necessário participar de cursos como os do Sebrae para dominar técnicas e novos recursos;, diz. Ele aconselha também buscar conhecimento na internet. ;Existem várias palestras on-line.;


Para o coach de carreira Maurício Sampaio, investir em capacitação é sempre uma boa aposta. ;Estar atualizado, adquirir novos conhecimentos e estratégias faz com que o profissional tenha uma performance melhor nos negócios;, comenta. Fundador do Instituto MS de Coaching, ele conta que também é necessário entender sobre relações humanas. ;Cursos que foquem nos recursos humanos são valorizados pelo mercado.;