A busca constante por otimizar resultados é o ingrediente principal da receita de gestão de Helio Camilo de Oliveira, 66 anos. Dono da Gráfica Relevo, referência em convites para festas ; de casamento, aniversários, bodas, eventos institucionais e outras comemorações ; na capital federal há 42 anos, ele começou um novo projeto este ano: o restaurante de comida caseira Cristal, localizado no mesmo terreno em que fica o primeiro negócio, na Quadra 8 do Setor de Indústrias Gráficas (SIG). ;Meu ponto comercial é muito bom ; com edifícios vizinhos com mais de 5 mil funcionários ;, então queria aproveitar para fazer algo a mais. É um lugar muito privilegiado, tenho a vantagem de ter comprado o lote no início de Brasília ; hoje, eu nem teria condições;, conta.
Quando começou a trabalhar com impressões, o pai de três filhos e avô de 10 netos largou o curso de engenharia mecânica para focar no negócio. ;Comecei fazendo pinturas de placas na Asa Norte, em 1974. Quatro anos depois, comprei da Terracap o terreno no SIG. Aprendi muito com um parente que era vendedor numa gráfica na época;, lembra. No início, Helio produzia convites esporadicamente e, em 1982, resolveu se especializar nesse produto. Para se firmar no mercado, ele diz sempre ter contado com o Correio Braziliense. ;Durante 20 anos, eu juntava meu pé de meia e fazia anúncio no jornal ; e dava retorno.;
Desempenho
;A produtividade brasileira é péssima: são necessários quatro brasileiros para um americano. Sou muito indignado com isso e penso que temos que trabalhar, pelo menos, como eles. Então, aqui na gráfica, tudo que chega a gente faz bem e rápido;, revela Helio. Para conseguir melhorar processos e serviços, ele se baseia em aprendizados e referências dos mais diversos locais. ;Tudo que se faz é possível melhorar. Para isso, você tem que escolher pessoas boas, treinar e manter. Os nossos empregados (um total de seis) ganham mais que em outras gráficas. Nosso custo é alto nesse aspecto, mas conseguimos compensar porque trabalhamos com eficácia.;
Entre as atividades em que Helio conseguiu aumentar a produtividade, estão as fitas de revestimento de convites ; segundo ele, em outras gráficas, para fazer 100 dessas, gasta-se três horas, enquanto a equipe dele faz em um terço do tempo ; e os envelopes ; o funcionário responsável por isso trabalha por dois ou três, na visão do dono. Helio é calígrafo (profissional que detém a técnica da caligrafia manual para confeccionar convites de casamento, diplomas, certificados e outros documentos) e , até nisso, conseguiram melhorar a eficiência. ;Criei uma pena diferente, que leva um calço, o que permite escrever mais rápido e com menos incômodos nas mãos;, diz.
Por conseguir desenvolver mais trabalhos em menos tempo, o empresário aplica preços abaixo dos do mercado. ;Somos a gráfica mais antiga nessa área de convites no DF ; metade dos meus concorrentes são ex-funcionários que saíram para montar o próprio negócio ;, mesmo assim, temos o serviço mais barato;, garante.
Nova jornada
Apesar de parecer uma mudança de rota imprudente o dono de uma gráfica consolidada lançar um negócio no ramo de alimentação sem experiência na área, Helio está seguro com os planos, pois um dos filhos dele é gastrônomo e dono da pizzaria Dom Camillo no Lago Sul, conhecida por não usar sódio, ovos ou leite e por aplicar farinha de trigo que não aumenta a glicemia. ;Ele é chef de cozinha formado pelo UniCeub (Centro Universitário de Brasília) e tem feito sucesso. Com as orientações dele, estamos conseguindo melhorar constantemente. Abrimos no começo de janeiro e, todos os dias, tem ficado lotado;, comemora.
Para conseguir se concentrar no restaurante, o mineiro que veio para Brasília em 1958 conta com um funcionário que está cuidando da gráfica. A atenção dele está voltada para conquistar a clientela com simplicidade e qualidade. ;Tem muito restaurante que diz servir refeições caseiras, mas a comida não tem aquele gostinho de casa. Aqui, não: o sabor é de verdade, e os clientes têm elogiado isso;, diz. O prato que mais tem feito sucesso é o contrafilé acebolado com fritas. A casa abre apenas no almoço com pratos à la carte, mas, depois, passará a oferecer bufê no horário. Os planos para o período noturno são churrasquinho e pizza, mas sem bebida alcoólica.
Na estante
Além dos 60: lições de vida de brasileiros e portugueses
Autor: Elisa Mariz Editora: Chiado Editora
230 páginas
R$ 54,10
Na obra Além dos 60 ; lições de vida de brasileiros e portugueses, Elisa Mariz apresenta fragmentos de histórias de vida de homens e mulheres que ao atingirem os 60 anos, utilizam as suas experiências como uma oportunidade para construir novos paradigmas sociais, profissionais, familiares e afetivos. O livro traz teorias, depoimentos e reflexões discutindo o tema não apenas em suas limitações e adversidades, mas em suas inúmeras possibilidades.
Vade Mecum da Infraestrutura do Petróleo
Autor: Antônio Lobo e Campos, Jerson Carneiro, Rodrigo Arruda
Editora: Rideel
744 páginas
R$ 152
Uma nova publicação que reúne todas as leis e decretos da cadeia de óleo e gás no Brasil, facilitando a pesquisa de profissionais e acadêmicos da área. É este o conceito desta publicação idealizada pelo procurador federal da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Antônio Lobo e Campos. O projeto, a primeira coletânea legislativa do setor, vem sendo pensado há mais de uma década.