Trabalho e Formacao

Quer ganhar para estudar?

Colégio Naval da Marinha dispõe de 200 vagas para ensino médio. Os selecionados irão estudar gratuitamente e ainda receberão benefícios. Inscrições estão abertas até 18 de abril

postado em 20/03/2016 14:21

Ricardo sempre teve interesse em atuar na Marinha e está confiante

A Diretoria de Ensino da Marinha abriu concurso público com 200 vagas para admissão no Colégio Naval. A instituição fica no Rio de Janeiro e oferece a oportunidade de cursar um ensino médio de qualidade, sem obrigatoriamente ter de se tornar militar. O curso é totalmente gratuito, e o aluno ainda recebe alimentação, uniforme, vencimentos (não informados no edital) e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, em regime de internato. Para se inscrever, é preciso ser brasileiro nato do sexo masculino, não ser casado ou ter constituído união estável, ter de 15 a 17 anos completos até janeiro do próximo ano e ter concluído o 9; ano do ensino fundamental. As inscrições vão até 18 de abril.


A seleção será composta por provas objetivas divididas em dois dias de matemática, estudos sociais (geografia e história), ciências (química, física e biologia) e português, além de redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física e curso de formação. Segundo Kátia Del Cistia, consultora para concursos públicos militares do curso Sena, o Colégio Naval é uma das seleções de nível fundamental com maior quantidade de conteúdo para estudo. ;Todos os anos, as questões mudam, e é preciso destinar especial atenção à matemática, por isso é bom treinar, saber fórmulas, regras, macetes;, complementa. Ainda de acordo com a consultora, o ponto chave para classificação é o interesse dos estudantes em atualidades. ;É preciso pesquisar sobre a Marinha, ler os principais assuntos do momento e o edital e não ficar ansioso;, conta.


Ricardo Sportitsch, 16 anos, vai concorrer a uma vaga e deseja seguir a carreira militar no f uturo. ;Tenho um pouco de influência do meu pai, que é da Marinha. Também sempre tive interesse pela Marinha, minha área favorita dentro dos ramos militares. O alto nível do ensino também é um incentivo;, relata. Ele faz cursinho preparatório e estuda de duas a três horas por dia. ;Costumo fazer muitos exercícios. Tenho que revisar o conteúdo para estar totalmente preparado e melhorar meu rendimento em física;, afirma. Ricardo está confiante e, segundo ele, morar no Rio de Janeiro será uma experiência ótima.

Ordens a seguir
Professor de matemática do Curso Meta e engenheiro formado pelo Instituto Militar de Engenharia (Ime), Vanderlan Marcelo afirma que o Colégio Naval não busca alunos que decoram fórmulas. ;Eles querem alguém com base técnica sólida, que saiba demonstrar as fórmulas, enxergar nas entrelinhas e que seja criativo;, explica. Ele afirma que a instituição tem o diferencial de sempre apresentar um exame inédito. ;Se o candidato fizer provas anteriores, vai ter se preparado para apenas 20% do conteúdo do teste;, esclarece. Ele acredita que é importante deixar de lado os livros comuns e apostar em material didático técnico. ;A geometria é muito explorada, mas de uma forma que não é vista nas escolas. O candidato tem que investir em polígonos, áreas, teorema de Menelaus e teorema de Stewart;, completa.


Fábio Wilamy, professor de língua portuguesa do Curso Degraus, acredita que os assuntos mais importantes na disciplina serão o novo acordo ortográfico e a morfossintaxe, em períodos simples e compostos. ;É bom se preparar bastante, já que a prova tem um nível elevado. O acordo ortográfico, que teve o período de flexibilização encerrado, será pedido com todos os aspectos de mudança, como por exemplo, o uso de acento;, diz. ;A proca normalmente vem com muitos textos, pedindo boa compreensão textual;, comenta.

Passe bem / Matemática
Na multiplicação de um número k por 70, por esquecimento, não se colocou o zero à direita, encontrando-se, com isso, um resultado 32823 unidades menor. Sendo assim, o valor para a soma dos algarismos de k é:
a) par
b) uma potência de 5
c) múltiplo de 7
d) um quadrado perfeito
e) divisível por 3.

Comentário:
Questão tranquila. Uma das mais fáceis da prova.
Observe que o número 70k sem o zero à direita é igual a 7k . Com isso, temos:
70k - 7k = 32823 / 63k = 32823 / k = 521

Assim, a soma dos algarismos de k = 521 é 5 %2b 2 %2b 1 = 8.
Logo, 8 é par.

Questão retirada do concurso do Colégio Naval, realizado em 2015, comentada pelo professor de matemática Vanderlan Marcelo do Curso Meta

O que diz edital
Concurso para Admissão no Colégio Naval
Inscrições: até 18 de abril pelo site www.ensino.mar.mil.br
Taxa: R$ 40
Vagas: 200
Salário: não informado (atualmente, os estudantes ganham um pouco mais que um salário mínimo)
Prova: sem data definida

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação