Termina nesta sexta-feira, 15, o prazo para o pedido de local com acesso à internet para realização do simulado on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. ;Quem quer fazer o simulado, mas não tem acesso à internet, precisa se inscrever, até o dia 15 de abril, na plataforma Hora do Enem e solicitar uma vaga;, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao orientar os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio que pretendem fazer o simulado no próximo dia 30.
O Ministério da Educação vai ofertar 120 mil vagas, em todo o país, por meio de parceria com universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O simulado on-line, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. O horário de início do exame está previsto para as 8h e vai até as 12h (de Brasília) do dia 30.
Os alunos do terceiro ano do ensino médio que dispõem de acesso à internet podem fazer o simulado em computador, tablet ou celular próprios. A diferença é que o simulado on-line para esses participantes ficará disponível de zero hora até as 20h. Mas a partir do momento de início do exame on-line, o estudante terá até quatro horas, ininterruptas, para finalizá-lo.
O simulado on-line do Enem é importante para que o estudante saiba como anda seu aprendizado. O rendimento permite à plataforma de estudos traçar um diagnóstico detalhado e indicar quais videoaulas o candidato precisa assistir e quais exercícios tem de fazer, em cada matéria. O estudo pode ser feito a qualquer hora do dia. ;Com o simulado do dia 30 de abril, o estudante recebe uma nota e sabe como seria sua classificação no Enem;, afirmou Mercadante. Esse recurso permitirá ao estudante saber quanto tempo ele precisa investir nos estudos e que assuntos devem ter prioridade no aprendizado para alcançar a vaga desejada na educação superior. Isso é possível porque a plataforma compara o resultado imediato do simulado com a nota de corte do Enem para o curso e para a universidade de interesse de quem busca fazer a graduação.
Questões ; O primeiro simulado, que será realizado no dia 30, terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo do primeiro provão será composto principalmente por assuntos estudados nas escolas até abril. Estão previstos outros três simulados on-line. O segundo, em 25 de junho; o terceiro, em 13 de agosto e o último, nos dias 8 e 9 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem de 2016.
Plataforma ; A plataforma Hora do Enem é um programa de estudos com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado. O sistema está disponível na internet desde o dia 5 último. O estudante informa o curso que quer fazer na faculdade. Em seguida, responde a algumas questões e recebe um plano de estudo individualizado para começar a preparação para o Enem. ;São 1,2 mil aulas e cerca de três mil exercícios disponíveis;, observou o ministro. Até a manhã de quarta-feira, 13, a página da plataforma havia registrado 2,4 milhões de visualizações.
Além de planos de estudo, estão disponíveis exercícios e videoaulas, que podem ser assistidas a partir do dia 30 no espaço denominado MECFlix.
A TV Escola vai transmitir o programa de TV Hora do Enem. A programação televisiva inclui vídeos de resoluções de exercícios. A exibição será diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana. A transmissão contará com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevês universitárias, comunitárias, legislativas e canais estaduais.
As inscrições para o Enem de 2016 começam em 9 de maio próximo. O prazo vai até às 23h59 do dia 20. As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro, sábado e domingo, respectivamente. Todos os detalhes estão no do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 15.
Mais informações na página do na internet.
Assessoria de Comunicação Social
Leia também: