Trabalho e Formacao

Experts em pão de mel gourmet

Brasiliense deu prosseguimento à receita criada pela mãe e, com duas sócias, comercializa 30 mil unidades do doce por mês para clientes individuais, aniversários, eventos corporativos e festas de casamento dentro e fora do DF

Ana Paula Lisboa
postado em 08/05/2016 10:59

Daniela, Renata e Clarissa: produto de qualidade e bom atendimento então entre os motes das empresárias

;Nem parece pão de mel!” Esse é um dos comentários que Renata Torres, 36 anos, Clarissa Ludovico, 40, e Daniela Kiggendorf, 47, mais escutam quando alguém prova algum dos 30 mil quitutes produzidos por elas mensalmente. O doce é de consistência leve e sabor suave. O recheio pode ser de doce de leite, brigadeiro de capim santo ou brigadeiro de nozes, e há opções de chocolate preto ou branco para a cobertura. Há vários modelos de decoração, que pode ser ainda personalizada com imagens ou símbolos para eventos, por exemplo. Os itens são encomendados para aniversário, eventos corporativos e casamentos.


A produção do Pão de Mel Graça Torres começou quando Renata e a mãe dela, que dá nome à marca, passaram a comercializar a receita nos anos 2000. ;Ela era professora aposentada e largou o trabalho para se dedicar somente aos doces. Eu sempre cuidei da gestão. Minha mãe aprendeu a receita num programa de culinária e aperfeiçoou com o tempo. Acabou se tornando algo tão único que ninguém consegue fazer igual;, conta Renata. ;É por isso que vários concorrentes pediram para que nós os ensinássemos a fazer pão de mel como o nosso;, observa a sócia paulista Daniela.


;E muita gente nos procura para perguntar se funcionamos em formato de franquia porque teriam interesse em levar essa marca adiante;, complementa Clarissa. A crise econômica abalou as vendas, mas não substancialmente. ;As pessoas continuam comprando, só diminuem a quantidade. Os clientes corporativos também cortam em valores. Estamos há mais de um ano sem reajuste nos preços para nos adequar. Não caímos, mas não estamos aumentando as vendas como gostaríamos;, relata Daniela. Reduzir custos o apostar em ingredientes mais baratos, por exemplo, não está entre os planos para lidar com o período adverso.

No detalhe, o recheio farto do quitute

;Tem muito empreendedor que até trabalhava bem, mas não manteve a qualidade, assim acaba perdendo a clientela. Nós não abrimos mão de que tudo seja do mais alto nível;, garante Clarissa. Um produto de qualidade, uma equipe comprometida e criativa estão entre os ingredientes para o sucesso segundo as empresárias. O investimento na imagem e na divulgação do produto na internet (no site www.paodemelgracatorres.com.br, no Facebook e no Instagram) é importante, mas elas percebem que o boca a boca ainda é a maior arma do negócio. ;Quando o produto é bom, as pessoas acabam falando dele para outras. A maior propaganda é alguém que prova;, percebe Renata.


Foi assim que elas conquistaram clientes dentro e fora do DF. A cortesia no trato com o púbico também é importante. ;Sou exigente e brigo com todo mundo que atende mal, então, no nosso negócio, faço questão de que o atendimento seja como eu gostaria que fosse em todos;, diz Daniela. O trio conta com seis funcionárias, uma secretária e cinco responsáveis pela produção culinária ; a maior parte delas está na empresa desde a abertura dela. ;Todas são apaixonadas pela dona Graça, que não participa mais do negócio, mas sempre vista e supervisiona;, diz Renata.


Soma de saberes

As três sócias acumulam experiências em outros ramos de atuação, não deixaram de trabalhar em suas áreas de formação e dividem as atribuições do negócio. Renata é farmacêutica, Daniela é administradora com experiência em marketing, e Clarissa é economista atuante no ramo da moda. A primeira cuida da gestão e supervisiona a produção; a segunda assume funções de publicidade e mídias sociais, além de se responsabilizar por lançamentos de novas linha e embalagens especiais para datas comemorativas, como o Dia das Mães; e a terceira se ocupa da parte financeira da empresa.


O primeiro ponto de vendas do produto foi a loja de roupas de Clarissa, localizada no Lago Sul, onde Renata trabalhava. A amizade e a relação de trabalho se tornaram uma sociedade mais tarde. A farmacêutica estava em busca de parceria com pessoas que pudessem profissionalizar a empreitada e ajudá-la a levar o projeto adiante. ;Apesar de eu e minha mãe termos aberto uma fábrica em Águas Claras, ela não via o pão de mel como negócio: fazia porque gostava. Então, depois de cinco anos, resolvi procurar colaboradores;, lembra Renata. Hoje, a produção e as vendas se concentram na 510 Sul.


;Convidei a Clarissa para o negócio, e ela trouxe também a Daniela, sócia dela numa consultoria de imagem. Posso dizer que se tornou uma empresa de verdade depois que elas entraram, há cinco anos. Foi importante para profissionalizar o projeto;, diz. ;Os conhecimentos e técnicas que aplicamos na outra empresa ; em que montamos looks não só de clientes, mas também de lojas ; nos ajudaram a compor um visual e uma marca para o Pão de Mel Graça Torres;, explica Daniela.

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