Trabalho e Formacao

Sua definição de estudo foi atualizada

Contar com uma ferramenta digital para auxiliar na organização de trabalhos em grupo pode ser o empurrão que faltava para aquela boa nota. Foi pensando nisso que o estudante Jefferson Tavares criou aplicativo Synber

Jéssica Gotlib
postado em 22/05/2016 13:12

Algumas pessoas são estudiosas, o Synber ajuda para que também sejam organizadas

Boas ideias podem surgir a qualquer momento. Benjamin Franklin, por exemplo, estava soltando pipa em meio a uma tempestade de raios quando resolveu fazer o experimento com o qual conseguiu provar as teorias sobre eletricidade. Algo parecido se passou com Jefferson Tavares, 20 anos, estudante do 7; semestre de sistemas de informação na Faculdade Atenas, localizada em Paracatu (MG). Durante uma aula, ele percebeu que os procedimentos utilizados para desenvolver um softwre eram muito parecidos com os métodos de estudo que ele usava para se sair bem em provas e trabalhos.

;O princípio é simples: para alcançar um objetivo duradouro, é preciso estabelecer propósitos de curto e médio prazo que devem ser revistos durante o processo de cumprimento das tarefas. Por exemplo, se quero tirar 10 em uma disciplina, tenho que ter controle da distribuição das notas, saber quantos trabalhos terei que fazer e, ao longo do semestre, rever quanto preciso tirar em cada prova para alcançar meu objetivo;, explica. Assim que teve o insight, Jefferson partiu para um plano ainda mais ambicioso: criar um aplicativo para auxiliar outros estudantes a tirarem boas notas.

Entre ter a ideia e disponibilizar o programa chamado Synber (saiba mais em Como funciona) na loja do Google, foram oito meses de trabalho. Sempre que tinha alguma dúvida, o rapaz recorria a professores da faculdade em que estuda. Depois de tudo pronto, faltava apenas um detalhe para espalhar a ideia: um cartão de crédito internacional. ;Por aqui não é muito comum ter um desses, por isso tive de recorrer a um amigo australiano que conheci em um site para aprender inglês. Cada desenvolvedor tem que pagar uma taxa para disponibilizar seu programa, então ele pagou para mim com o cartão e eu mandei o dinheiro para ele. Foi uma atitude incrível a dele de confiar em alguém que conheceu pela internet;, lembra.

Há dois meses no ar, o site tem 600 pessoas cadastradas, meta que, pelo planejamento de Jefferson, só seria alcançada em junho. ;O mais difícil de tudo é a divulgação, mas espero dar conta de tudo sozinho. Não quero entregar agora a minha ideia a uma incubadora ou aceleradora para ter mais liberdade de criar algo do meu jeito, mas, quando estiver com um bom produto, bem estruturado, penso em procurar financiamento;, argumenta o jovem que é símbolo de esforço. Jefferson percorria diariamente 94 km para ir de casa, na cidade mineira de João Pinheiro, à faculdade. Quase na metade do curso e sempre com boas notas ele conseguiu um estágio e, com o dinheiro, pode pagar para morar na mesma cidade em que estuda.

Palavra de especialista

É para qualquer um?


Com uma boa dose de autodidatismo, qualquer pessoa dedicada vai longe e pode aprender a programar. A parte mais difícil de criar um aplicativo sozinho é a necessidade de múltiplas habilidades. Não basta apenas saber construir os algoritmos, é preciso entender de design para construir a interface, de marketing para conseguir divulgação; Por isso as empresas utilizam equipes multidisciplinares.

Gilberto Lacerda dos Santos, professor do Departamento de Métodos e Técnicas Científicas da Universidade de Brasília (MTC/UnB), doutor em sociologia do conhecimento científico e tecnológico e em educação

BOX

Interface do aplicativo

Como funciona


O Synber é gratuito e, por enquanto, está disponível apenas para Android. Depois de baixar, o usuário faz um login rápido com o e-mail ou a conta do Google utilizada no aparelho. Depois é preciso cadastrar os projetos e as disciplinas para o semestre. Existe a opção de trabalhar sozinho ou em grupo, adicionando outros usuários a um mesmo trabalho. Quando todas as informações são preenchidas, o app passa a lembrar ao aluno datas de provas, trabalhos, pontos distribuídos nas disciplinas, quanto ainda falta para alcançar a meta do semestre e notifica-o quando um amigo conclui a parte dele em um projeto. ;Toda a parte de gerenciamento dos estudos pode ser feita por meio do aplicativo, e vejo que este é o empurrão que falta para muita gente tirar boas notas. Algumas pessoas são estudiosas, mas não são nem um pouco organizadas. O Synber deixa essa organização mais simples;, esclarece Jefferson.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação