Trabalho e Formacao

Medicina, a mais concorrida

Mais uma vez, o curso é o que tem mais candidatos atrás de uma vaga para o vestibular da Universidade de Brasília. As provas serão amanhã e no domingo. Confira a lista do que pode ou não levar e fazer durante os dois dias

postado em 03/06/2016 19:44
Os candidatos poderão fazer as provas em sete cidades do Distrito Federal
Amanhã e domingo, 21.548 candidatos buscam uma das 4.212 vagas no vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Medicina é o curso mais concorrido, com 4.568 concorrentes ; 126,89 estudantes por vaga ;, seguido de direito (984 inscritos e 16,40 por vaga), psicologia (696 concorrentes e 13,83 por vaga) e odontologia (415 inscritos totais e 13,83 por vaga). Os aprovados nos 98 cursos de graduação vão começar as aulas no segundo semestre. As provas são aplicadas, simultaneamente, em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, no Gama, em Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, além de cidades fora do Distrito Federal, como Formosa (GO), Valparaíso (GO), Goiânia (GO) e Uberlândia (MG).

As chances estão distribuídas nos quatro câmpus da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. As oportunidades de ingresso também são distribuídas em três sistemas: universal, cotas para negros e para escolas públicas. No último caso, o sistema é subdividido em duas categorias: alunos cuja renda familiar é maior e aqueles com renda familiar maior que um salário mínimo e meio.

No primeiro dia de prova do vestibular serão 150 itens distribuídos em questões de língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês), língua portuguesa e literatura, geografia, história, artes, filosofia e sociologia. A redação também será desenvolvida pelos candidatos amanhã, durante as cinco horas de aprova. As avaliações começam às 13h nos dois dias.

O domingo será reservado para as 150 questões de biologia, física, química e matemática. Cada item da prova pode ser de um dos quatro tipos denominados A, B, C ou D. No primeiro, o candidato responde certo ou errado, de acordo com o comando. Já nos itens do tipo B, o estudante precisa marcar um número como resposta. As questões do tipo C são divididas em letras de A a D e só têm uma resposta correta. Por fim, os do tipo D são de resposta construída pelo candidato.

Resultado
A divulgação oficial preliminar está programada para as 19h de 8 de junho. Em 7 de julho será divulgada a consulta individual de desempenho dos candidatos, com o relatório que contempla os argumentos mínimos e máximos por sistema, câmpus, curso e turno. Os interessados poderão alterar a pré-opção da escolha de curso ou câmpus por meio do Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB), após a divulgação da consulta individual de desempenho e do relatório. Desde 25 de maio, os candidatos podem conferir o local e horário de realização das provas, por meio de consulta individual. Os aprovados em primeira chamada devem realizar o registro acadêmico, nas datas prováveis de 14 e 15 de julho.

Como proceder

Nos dois dias de realização das provas, o candidato/treineiro deverá comparecer ao local da realização das provas com antecedência mínima de uma hora, com os seguintes pertences:

; Documento de identidade original do candidato/treineiro (não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada)
; Comprovante de inscrição do candidato/treineiro ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição
; Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente
; Qualquer recipiente ou embalagem, como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.) precisa ser em material transparente.
; Antes de entrar na sala de provas, o candidato/treineiro deverá guardar, em embalagem porta-objetos fornecida pela equipe de aplicação, telefone celular desligado ou qualquer equipamento eletrônico desligado, sob pena de ser eliminado do vestibular.
; A embalagem porta-objetos devidamente lacrada e identificada pelo candidato/treineiro deverá ser mantida embaixo da carteira até o término das provas
; A embalagem porta-objetos só pode ser aberta fora do ambiente de provas
; Não será permitida, durante a realização das provas, a utilização de livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta que não seja fornecido pelo Cebraspe
; Nos dias de realização das provas, o Cebraspe poderá fornecer máquinas calculadoras, que serão recolhidas ao término do vestibular
; Será eliminado do vestibular o candidato/treineiro que, durante a realização das provas, for flagrado com: aparelhos eletrônicos, relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto, borracha e qualquer acessório de chapelaria

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação