Trabalho e Formacao

Inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 10

postado em 07/06/2016 19:33

Em um período como este, no segundo semestre de 2007, a jornalista e pedagoga Laís Regina de Oliveira Alves, 26 anos, conseguiu a bolsa integral do Programa Universidade para Todos (ProUni) para cursar jornalismo. Ela fizera o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e tentara a bolsa no primeiro semestre, mas por erros no preenchimento da inscrição conseguiu apenas a bolsa parcial, insuficiente para ela. Sem deixar de estudar, tentou o segundo processo seletivo e conseguiu o que queria.

;Era tudo 100%: matrícula, mensalidade; até carteirinha de estudante era de graça;, afirma Laís, que hoje é professora. ;Se não fosse o programa, não sei como teria conseguido; foi uma oportunidade que mudou minha vida.;

Para ajudar a modificar a trajetória de quem sempre estudou em escola pública ou como bolsista integral na rede particular, além de pessoas com deficiência, começaram na manhã desta terça-feira, 7, as inscrições para o segundo processo seletivo de 2016 do ProUni. Este ano, são 125.442 bolsas, cerca de 9 mil a mais do que no mesmo período de 2015. O prazo se estenderá até as 23h59 de sexta-feira, 10.

Desse total de bolsas, 68.350 são parciais, quando o governo federal participa com 50% da mensalidade, e 57.092, integrais, como a que Laís conseguiu há nove anos. Um incentivo que, para ela, significou a realização de sonhos que vão além do diploma. Seguir para a capital, estudar o que sonhava e abrir portas para outra graduação, desta vez numa universidade pública, por exemplo. ;Apesar de hoje eu não atuar mais como jornalista, tudo que eu conquistei foi através do meu curso;, diz. ;Foi um crescimento profissional, humano e pessoal muito importante.;

Laís foi estudante de escola pública e bolsista em instituição particular de Ipueiras, município de 38 mil habitantes, a 298 quilômetros de Fortaleza, capital cearense. Primeira da família a se graduar em uma universidade o pai é agricultor e a mãe teve de abandonar a escola muito jovem ;, ela diz que viu essa história se repetir na vida de muitos amigos da faculdade. ;Vinham de uma história de vida muito difícil e se agarravam à oportunidade;, afirma.

Regras Pode participar do processo seletivo do ProUni o candidato que tenha feito o Enem de 2015 e alcançado pontuação mínima de 450 pontos. Além disso, não pode ter tirado zero na redação. Ao se inscrever, o estudante deve indicar o número de inscrição e a senha usados no Enem, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O candidato pode fazer duas opções de curso e de instituição. Durante o período de inscrições, é possível alterar as opções quantas vezes achar necessário.

Após o período de inscrições, serão feitas duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 13 próximo; o da segunda, no dia 27. Os selecionados devem comprovar os dados e providenciar a matrícula do dia 13 até o dia 20, no caso da primeira chamada, e de 27 de junho a 1; de julho, na posterior.

Voltado para estudantes que tenham o feito ensino médio em escola pública ou, com bolsa integral, na rede particular, pessoas com deficiência e professores, o ProUni oferece bolsa de 100% a alunos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. A bolsa parcial é destinada àqueles com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Hoje, Laís é professora da rede municipal de educação infantil, mas se lecionasse para alunos do ensino médio, recomendaria: ;Sem dúvida, indicaria que tentassem o ProUni. Educação transforma a vida da gente;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação