postado em 04/07/2016 12:22
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) fará um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, na quarta-feira (6) e quinta-feira (7), com o objetivo de preparar os alunos para o Enem e identificar em quais disciplinas os estudantes precisam ter mais foco.De acordo com a SEDF, cerca de 40 mil estudantes das redes pública, total de 136 escolas de ensino médio, e particular, 50 colégios, participarão do simulado. São 18 mil estudantes a mais do que em 2015. Também poderão fazer o teste estudantes matriculados na educação de jovens e adultos (EJA) e internos das unidades prisionais e socioeducativas.
Na quarta-feira (6), serão aplicados os testes de ciências humanas e da natureza, com quatro horas e meia de duração. Na quinta-feira (7), será a vez de matemática e exercícios de linguagem e redação. Como no Enem, os inscritos devem chegar uma hora antes e só podem sair depois de duas horas do início do teste. O simulado será realizado nas instituições dos estudantes inscritos.
Preparação
Gustavo Henrique Costa Bezerra, 17 anos, está no 3; ano do ensino médio no Centro Educacional II do Cruzeiro (CED2) e fará a prova do Enem 2016. O jovem pretende cursar medicina na Universidade de Brasília (UnB) e para isso se prepara com a orientação dos professores do CED2 e dos amigos, por meio de grupos de estudos. ;A gente se reúne nos tempos livres. Os que têm mais facilidade numa disciplina tentam ajudar o que tem mais dificuldade. Resolvemos questões de provas anteriores do Enem e de vestibulares; nossos professores indicam materiais de estudo, livros, apostilas, tiram nossas dúvidas e nos estimulam a estudar para o exame.;, comenta.
Gustavo participará do simulado do Enem que será realizado nesta semana. Para ele, as disciplinas de exatas, como matemática, são sua maior dificuldade. ;Eu não me dou muito bem com cálculos, fórmulas. Matemática é bastante complicada para mim. Sempre fui elogiado pela minha habilidade na escrita, tanto que estou tranquilo em relação à redação.;, arremata.
Horários
Nas escolas públicas, todos os alunos do ensino médio foram inscritos automaticamente, e as provas serão no turno em que estudam. Já nas instituições da rede privada, as provas começarão às 13h15. O mesmo horário vale para o Colégio Militar de Brasília, o Colégio Militar Dom Pedro II e para o Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Comercial, Rural, do Cooperativismo, e Serviço Social do Comércios, da Indústria e de Transporte). A inscrição de alunos da rede privada foi de 16 a 30 de maio.
Neste ano, os cartões de respostas deixam de ser nominais e passam a ter código. Assim, somente quem fez o simulado terá acesso à nota final e ao boletim de desempenho. A divulgação está prevista para setembro.
As questões objetivas serão corrigidas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). As redações, por formandos do curso de letras da Universidade de Brasília e professores voluntários de língua portuguesa.
Jovem Escritor 2016
Os estudantes inscritos no simulado ainda poderão concorrer no projeto Jovem Escritor 2016 ; Concurso de Redação, iniciativa do Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Educação. Cem redações serão publicadas no livro Jovem Escritor 2016, com tiragem de 3 mil exemplares, e os autores das dez mais bem colocadas receberão vale-compras para livros. O lançamento da obra está previsto para outubro. O concurso marca a comemoração da Semana da Comunicação Gráfica 2016.
O simulado para o Enem faz parte do programa Por Dentro dos Exames do Ensino Médio, da Secretaria de Educação. O objetivo é apresentar informações sobre acesso ao ensino superior e promover reflexões a respeito do mundo do trabalho e vivências de situações de aprendizagem que favoreçam a escolha da profissão de forma consciente.