Trabalho e Formacao

Candidato ao vestibular da UnB diz ter sido desclassificado por erro

Jovem não conseguiu alterar opção de curso no SisUnB, momento em que descobriu que havia sido desclassificado. Apesar de a nota dele em inglês no espelho de desempenho aparecer como -0,667, estudante recalculou resultado e acredita que deveria ter tirado 8,333 pontos

postado em 12/07/2016 15:08

Candidato ao vestibular de 2016 da Universidade de Brasília (UnB) para o curso de licenciatura em física noturno, Natanael Alencar Pereira, 20 anos, não conseguiu realizar a troca de opção de curso pelo sistema SisUnb entre a última sexta-feira (8) e o último sábado (9), porque a plataforma afirmava que o candidato havia sido desclassificado na avaliação, de acordo com o subitem 7.2.5.

[SAIBAMAIS]O referido item diz que será desclassificado o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos critérios a seguir: a) faltar a qualquer um dos dias de provas; b) obtiver RP1 (resultado da prova de conhecimentos 1- composta por 30 itens de língua espanhola, língua francesa ou língua inglesa) ; 0; c) obtiver RP2 (resultado da prova de conhecimentos 2, composta por 120 itens de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia e história, artes cênicas e visuais e música, filosofia e sociologia) ; 0; d) obtiver RP3 (resultado da prova de conhecimentos 3, composta por 150 itens de biologia, física, química e matemática) ; 0." Apenas os candidatos que não obtiverem nota igual ou menor que zero em nenhuma parte da prova teriam a redação em língua portuguesa corrida e poderiam ter acesso à imagem da folha de texto definitivo e aos espelhos de avaliação da prova.

Natanael conferiu as provas de acordo com o gabarito provisório, único disponível no site até a data de abertura do sistema para a troca de curso, e concluiu que não havia zerado nenhuma prova. Além disso, tentou acessar o espelho de notas, mas não conseguiu, por ser considerado desclassificado do programa de avaliação. "Liguei no Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) perguntando se cabia recurso, e eles afirmaram que não teria para o resultado final da prova, pois a troca de curso era a última coisa antes do resultado", conta.

Na última segunda-feira, às 18h41, após a divulgação da lista de aprovados no vestibular, do gabarito oficial e dos espelhos de desempenho, o Cespe, informou em nota, por e-mail, que "a consulta ao espelho de desempenho e às folhas de respostas do Vestibular de 2016 está disponível em http://www.cespe.unb.br/vestibular/VESTUNB_16_2/." Além disso, a instituição esclareceu que a consulta poderia ser feita inclusive por candidatos desclassificados.

Depois de ter sido avisado disso, Natanael viu que, de acordo com o espelho da prova de linguagens - inglês, a nota dele nessa parte do teste aparece como negativa. "Realmente foi erro deles, agora tenho como mandar até o print das minhas marcações e o gabarito oficial. Segundo eles, zerei a prova de inglês, mas corrigi novamente e não zerei a prova: eu ficaria com uma nota final de 8,333, e eles disseram que fiquei com uma nota de -0,667", reclama. "Eu não deveria ter sido eliminado do concurso", defende-se. "Resolvi ir a defensoria pública após eles responderem ao meu e-mail dizendo que não havia mas nada a ser feito", revela.

O Eu, Estudante entrou em contato com o Cespe para saber quais devem ser os procedimentos no caso do estudante, mas, até a publicação desta reportagem, não houve resposta. A equipe da instituição garantiu que a informação foi recebida e está sendo analisada.

Atualização

O Cespe informou que pormenores e dúvidas sobre casos específicos devem ser sanados por meio da Central de Atendimento ao Candidato do Cespe, disponível para atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 20h30, no câmpus Darcy Ribeiro ou pelo telefone (61) 3448-0100.

Natanel registrou o próprio espelho de desempenho disponibilizado pelo Cespe

Printscreen da folha de respostas do primeiro dia de provas, em que Natanael respondeu questões de inglês

O gabarito oficial definitivo divulgado pelo Cespe permite comparar as respostas dadas por Natanael

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação