Candidato ao vestibular de 2016 da Universidade de Brasília (UnB) para o curso de licenciatura em física noturno, Natanael Alencar Pereira, 20 anos, não conseguiu realizar a troca de opção de curso pelo sistema SisUnb entre a última sexta-feira (8) e o último sábado (9), porque a plataforma afirmava que o candidato havia sido desclassificado na avaliação, de acordo com o subitem 7.2.5.
[SAIBAMAIS]O referido item diz que será desclassificado o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos critérios a seguir: a) faltar a qualquer um dos dias de provas; b) obtiver RP1 (resultado da prova de conhecimentos 1- composta por 30 itens de língua espanhola, língua francesa ou língua inglesa) ; 0; c) obtiver RP2 (resultado da prova de conhecimentos 2, composta por 120 itens de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, geografia e história, artes cênicas e visuais e música, filosofia e sociologia) ; 0; d) obtiver RP3 (resultado da prova de conhecimentos 3, composta por 150 itens de biologia, física, química e matemática) ; 0." Apenas os candidatos que não obtiverem nota igual ou menor que zero em nenhuma parte da prova teriam a redação em língua portuguesa corrida e poderiam ter acesso à imagem da folha de texto definitivo e aos espelhos de avaliação da prova.
Natanael conferiu as provas de acordo com o gabarito provisório, único disponível no site até a data de abertura do sistema para a troca de curso, e concluiu que não havia zerado nenhuma prova. Além disso, tentou acessar o espelho de notas, mas não conseguiu, por ser considerado desclassificado do programa de avaliação. "Liguei no Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) perguntando se cabia recurso, e eles afirmaram que não teria para o resultado final da prova, pois a troca de curso era a última coisa antes do resultado", conta.
Na última segunda-feira, às 18h41, após a divulgação da lista de aprovados no vestibular, do gabarito oficial e dos espelhos de desempenho, o Cespe, informou em nota, por e-mail, que "a consulta ao espelho de desempenho e às folhas de respostas do Vestibular de 2016 está disponível em http://www.cespe.unb.br/vestibular/VESTUNB_16_2/." Além disso, a instituição esclareceu que a consulta poderia ser feita inclusive por candidatos desclassificados.
Depois de ter sido avisado disso, Natanael viu que, de acordo com o espelho da prova de linguagens - inglês, a nota dele nessa parte do teste aparece como negativa. "Realmente foi erro deles, agora tenho como mandar até o print das minhas marcações e o gabarito oficial. Segundo eles, zerei a prova de inglês, mas corrigi novamente e não zerei a prova: eu ficaria com uma nota final de 8,333, e eles disseram que fiquei com uma nota de -0,667", reclama. "Eu não deveria ter sido eliminado do concurso", defende-se. "Resolvi ir a defensoria pública após eles responderem ao meu e-mail dizendo que não havia mas nada a ser feito", revela.
O Eu, Estudante entrou em contato com o Cespe para saber quais devem ser os procedimentos no caso do estudante, mas, até a publicação desta reportagem, não houve resposta. A equipe da instituição garantiu que a informação foi recebida e está sendo analisada.
Atualização
O Cespe informou que pormenores e dúvidas sobre casos específicos devem ser sanados por meio da Central de Atendimento ao Candidato do Cespe, disponível para atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 20h30, no câmpus Darcy Ribeiro ou pelo telefone (61) 3448-0100.