Trabalho e Formacao

Quer ser engenheiro no Exército?

Instituto militar seleciona engenheiros civis e da computação. Provas serão em outubro. Até lá, candidatos devem se preparar para responder a questões de inglês, português, redação e conhecimentos específicos

postado em 07/08/2016 14:49

Instituto militar seleciona engenheiros civis e da computação. Provas serão em outubro. Até lá, candidatos devem se preparar para responder a questões de inglês, português, redação e conhecimentos específicos

O Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército abriu as inscrições para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares na última segunda-feira (1;). Serão 10 vagas: cinco para engenheiros civis e cinco destinadas a engenheiros da computação. Estudantes que terminarão o curso ainda este ano também podem entrar na disputa. Estão aptos a concorrer candidatos brasileiros natos, de ambos os sexos, de 18 a 25 anos. Podem participar homens com mais de 1,60m e mulheres com mais de 1,55m. Os cargos serão preenchidos com base no exame intelectual para ambos os cursos ; formado por provas de português, inglês e redação, além de 10 questões discursivas de conhecimentos específicos, de acordo com a área do candidato. Serão realizados ainda exames de aptidão física e a inspeção de saúde, ambos de caráter eliminatório.


Na primeira fase da seleção, destacam-se várias semelhanças com outros concursos militares. Vitor Barbosa, professor de língua portuguesa do Ifar Concursos, destacou a importância do estudo do histórico da literatura. Além de gramática e interpretação de texto, muitas questões costumam relacionar a realidade literária de uma época, tais como o pré-modernismo e o modernismo, aos períodos históricos dos quais os movimentos fazem parte. Saber reconhecer essas relações coloca o engenheiro à frente de outros candidatos. Outra dica importante é ;dar uma atenção especial às figuras da literatura que têm histórico militar;, como o escritor Euclides da Cunha.


Segundo Vânia Araújo, professora de redação e interpretação de texto do Gran Cursos Online, ;as bancas militares têm priorizado bastante a dissertação argumentativa abordando temas da atualidade, que não se restringem à geopolítica.; Para ela, a prática de produção textual e a atenção aos comandos da questão são atitudes essenciais. Mesmo que os rascunhos que você produz durante a preparação não sejam corrigidos, é preciso aprender a estruturar ideias de forma coerente e se acostumar com o tempo de produção. É um diferencial para quem vai prestar esse tipo de concurso.


Leandro Rodrigues, professor de língua inglesa do Curso Cidade, explicou que atualidades também são recorrentes nos textos em inglês. ;Recomenda-se que o candidato leia bastante no idioma, inclusive fontes de engenharia. Entre as indicações de leitura estão New York Times, The Economist e The Washington Post;, observa. Segundo ele, a leitura de revistas e jornais internacionais é importante, uma vez que o candidato se familiariza com assuntos que possivelmente serão abordados na prova ; ficando atento aos textos que abordam temas como tecnologia, química e mecânica dos fluidos.


A respeito dos conteúdos específicos das engenharias, a professora do curso de engenharia civil do Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Eugênia Cornils observa que ;é preciso dominar os conhecimentos básicos de todas as matérias do edital ; tais como mecânica dos solos, projetos geométricos de estradas e gerenciamento de projetos ;, para então conseguir resolver os problemas mais difíceis.; Assim como nas outras áreas do conhecimento, os temas da atualidade são uma ferramenta utilizada pela banca na construção dos enunciados. Por isso, estar por dentro dos assuntos tocantes à engenharia no Brasil e no mundo pode facilitar a resolução das questões.


Para os candidatos da área de engenharia da computação, são destaques no edital os temas computação gráfica e processamento de imagem, sistemas operacionais, embarcados e digitais, lógica e matemática discreta e interação humano-computador, redes de computadores e sistemas distribuídos, fundamentos de programação e linguagens de programação.

Próximas etapas
Após a classificação no exame intelectual, as fases seguintes são com relação à aptidão física do candidato. Para a inspeção de saúde, serão exigidos exames realizados em laboratório, tais como hemograma completo, glicemia, urina, teste ergométrico e beta-HCG, no caso das mulheres, todos descritos em edital. O adiamento da inspeção, que ocorrerá em 9 de janeiro, só é permitido em caso de gravidez, quando a candidata se ausenta dos testes daquele ano e os realiza no ano seguinte com os demais selecionados. Tatuagens serão um item eliminatório: não são permitidas no rosto, em extensa área do corpo ou que comprometam a honra pessoal e o decoro exigidos aos integrantes das Forças Armadas.


O exame de aptidão física, a ser aplicado em 12 e 13 de janeiro de 2017, é composto por vinte abdominais, quinze flexões e uma corrida de 12 minutos, de 2 mil metros, para os candidatos do sexo masculino. As mulheres correm 600 metros, fazem cinco abdominais e sete flexões de braços a menos. Caso o candidato não esteja apto a realizar as tarefas propostas em duas tentativas, será considerado eliminado do processo seletivo.

Passe bem/Língua portuguesa

;E o globo da Lua, num dado momento, parece roxo, sanguíneo, como um vaso de sangue;
Assinale a alternativa em que a análise sintática dos termos sublinhados está correta.
a) Sujeito composto
b) Predicativo do sujeito
c) Predicativo do objeto
d) Complemento nominal
e) Objeto direto

Comentário:
Em questões que envolvem análise sintática, o primeiro passo é identificar o verbo ; no trecho é ;parece;. O sujeito da forma verbal é a expressão ;o globo da lua;. As expressões ;roxo; e ;sanguíneo; oferecem uma característica acerca do sujeito, todavia não pertencem a ele. O nome dessa função sintática é predicativo do sujeito (letra b). Como os dois termos estão coordenados em uma enumeração aditiva, eles, obrigatoriamente, desempenham a mesma função sintática. Além disso, cabe ressaltar que o verbo é de ligação (tem por função conectar o sujeito a seu atributo).

Questão retirada do concurso para Cadetes do Exército (EsPCEx) realizada pela Escola Preparatória para Cadetes do Exército em 2009, comentada pelo professor Elias Santana, do Gran Cursos Online

Gabarito: letra D

O que diz o edital

Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares

Inscrições: 1 de agosto a 2 de setembro pelo site www.ime.eb.br
Vagas: cinco para engenheiros de engenharia de fortificação e construção civil e cinco para engenheiros da computação
Salários: não informados
Taxa: R$ 110
Idades: de 18 a 25 anos
Datas de prova: 26 e 27 de outubro
Locais de prova: todas as capitais do país

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação