Estudantes interessados em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e que não conseguiram uma vaga pelo processo regular de inscrição podem conferir as orientações do Ministério da Educação (MEC) para o preenchimento das vagas remanescentes do segundo semestre deste ano.
A novidade, entre as regras divulgadas no Diário Oficial da União desta segunda (15), é que as matrículas poderão ser feitas em qualquer curso e turno das instituições de ensino selecionadas pela Secretaria de Educação Superior do MEC. Nos processos anteriores, o candidato era obrigado a fazer matrícula no mesmo curso e turno da vaga oferecida em primeira chamada.
Na portaria, também está explicitado que o número de vagas remanescentes é igual ao número de vagas ofertadas na primeira chamada menos a quantidade de matrículas efetivadas. Confira aqui o documento na íntegra.
As inscrições serão feitas pelo Sistema de Seleção do Fies, mas ainda não têm data de início. Para participar é necessário ter renda familiar de até três salários-mínimos e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. É preciso nota média maior que 450 pontos e não ter zerado a prova de redação.