Para auxiliar estudantes do Distrito Federal a estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança) lançou a segunda edição do projeto #BoraVencer.
As matrículas estão abertas pelo site até as 23h59 da próxima sexta-feira (19). Interessados devem ter entre 15 e 29 anos e estar matriculados no 3; do ensino médio, ou equivalente da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada do Distrito Federal (DF).
Enquanto no primeiro semestre o projeto #BoraVencer ofereceu aulões gratuitos, no segundo, os alunos terão 200 horas/aula, 4 por dia, nas áreas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos, redação e matemática. O estudante poderá escolher entre os períodos matutino, vespertino e noturno.
As aulas do #BoraVencer Intensivão começam em 5 de setembro e vão até 4 de novembro. O Enem será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro.
Vagas
Por e-mail da assessoria de imprensa, o secretário Aurélio Araújo contou que a ideia do projeto segue a linha de atendimento da demanda aprovada pelos jovens do DF durante a 3; Conferência Distrital de Juventude de garantir educação e o acesso à universidade por meio de cursos preparatórios para o Enem e vestibulares.
O #BoraVencer oferece 1.750 vagas distribuídas em quatro macrorregiões (veja a tabela abaixo). Segundo a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, foi utilizada a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) para cruzar os dados de número de habitantes por cidade e percentual de pessoas que não têm nível superior. Do total de vagas de cada região, 5% estão reservadas para pessoas com deficiência.
Além disso, sete regiões administrativas do Distrito Federal (Ceilândia, Estrutural, Planaltina, Plano Piloto, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga) receberam 10% a mais de vagas. Nessas regiões, estão localizadas as áreas consideradas sensíveis pela política de segurança pública Viva Brasília ; Nosso Pacto pela Vida, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, pois possuem situações de vulnerabilidade social e criminal.
MACRORREGIÃO | CIDADES QUE FAZEM PARTE |
Taguatinga | Águas Claras Brazlândia Ceilândia Estrutural Taguatinga Vicente Pires |
Gama | Santa Maria Recanto das Emas Park Way Gama |
Sobradinho | Itapoã Paranoá Planaltina Sobradinho I Sobradinho II Varjão Fercal |
Brasília | Cruzeiro Jardim Botânico São Sebastião Sudoeste Octogonal Plano Piloto Lago Norte Lago Sul Candangolândia Guará Riacho Fundo I Riacho Fundo II SIA Núcleo Bandeirante |