O Instituto Rio Branco divulgou o resultado final da primeira fase do concurso de admissão à carreira de diplomata. Além disso, foi publicado o procedimento administrativo de verificação da autodeclaração dos candidatos que se inscreveram como negros e a reabertura do prazo para que os candidatos que optaram por concorrer às vagas reservadas aos negros possam, se assim desejar, desistir dessa opção. Confira a lista aqui.
Os selecionados para a segunda fase realizarão uma prova escrita de língua portuguesa valendo 100 pontos, em 17 de setembro. O exame é composto de uma redação sobre conhecimentos gerais (60 pontos) e dois exercícios de interpretação, análise ou comentário de textos (20 pontos cada). Os critérios de avaliação para essa fase serão organização do texto, desenvolvimento do tema, correção gramatical e propriedade da linguagem.
Para os candidatos autodeclarados negros, o procedimento administrativo de verificação da autodeclaração também é uma fase do processo seletivo. Será publicado um edital específico no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) para aqueles que concorrerão a essa opção de vagas. Na mesma ocasião, o candidato se apresentará à comissão de verificação, que fará uma entrevista com sete diplomatas distribuídos por gênero, cor e naturalidade designados pelo Comitê Gestor de Gênero e Raça do Ministério das Relações Exteriores (CGGR/MRE).
Primeira fase
A primeira fase do concurso de admissão à carreira de diplomata constituia na aplicação da prova objetiva com 73 questões, divididas em língua portuguesa(14), língua inglesa(13), história do Brasil(6), história mundial(11), política internacional(12), geografia(5), noções de economia(6) e noções de direito e direito internacional público(6). A prova foi aplicada em 31 de julho nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.