Trabalho e Formacao

Inscrições para o PAS da UnB começam nesta sexta-feira (9)

Cespe lançou editais de abertura dos programas estabelecendo datas e regras

postado em 06/09/2016 18:00

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) lançou os editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) nesta terça-feira (6). Foram lançados os editais dos subprogramas 2016-2018 (1; etapa), 2015-2017 (2; etapa) e 2014-2016 (3; etapa). Para as três etapas, as inscrições devem ser feitas a partir das 10h de sexta-feira (9), e o prazo vai até as 18h de 20 de setembro pelo site.


Vagas

Os candidatos do PAS concorrem a 50% das vagas ofertadas pela UnB no ano seguinte à última etapa, ou seja, aprovados no triênio 2014-2016 entrarão nauniversidade em 2017; os alunos do triênio 2015-2017, em 2018; e, aqueles que fizerem o triênio 2016-2018, serão matriculados em 2019.

Para o subprograma 2014-2016, serão disponibilizadas 4.222 vagas distribuídas nos 99 cursos de graduação dos três câmpus da universidade. Elas serão divididas entre os dois semestres do próximo ano: 2.112 para o primeiro e 2.110 para o segundo.

Taxa e isenção

A taxa de inscrição é a mesma para as três etapas, R$ 120, e deve ser paga até 25 de outubro.

O candidato que preencher os prerrequisitos do edital poderá solicitar isenção por meio da página de acompanhamento, no período entre 10h de 9 de setembro e 18h de 20 de setembro, o requerimento de isenção, devidamente conferido e assinado, disponibilizado no endereço eletrônico, por meio da página de inscrição, e anexar os documentos e declarações especificados no edital.

Confira o calendário do PAS, clique na imagem para ampliar

Cotas

A UnB tem três tipos de sistemas para o ingresso: universal, reserva de vagas para escolas públicas e reserva de vagas para negros e pardos. A opção por um dos modelos deve ser feita no ato da inscrição apenas para os candidatos que estão na 3; etapa.


De acordo com o edital da terceira etapa, para concorrer prioritariamente por meio do Sistema de Cotas para Negros, o candidato deverá possuir traços fenotípicos que o caracterizem como negro, de cor preta ou parda, conforme normas internas das Políticas de Ação Afirmativa da UnB. No momento do registro, o selecionado deverá assinar um termo, fornecido pela UnB, se autodeclarando negro de cor preta ou parda.

Quem quiser concorrer pelo Sistema de Cotas das Escolas Públicas precisará comprovar que cursou integralmente os dois primeiros anos do ensino médio e está cursando o terceiro ano, o candidato deverá enviar, por meio da página de acompanhamento, o histórico escolar dos dois primeiros anos do ensino médio, em que esteja explicitado de forma clara em qual escola foi realizado o primeiro e o segundo ano do ensino médio, bem como onde está sendo realizado o terceiro ano.

Também serão aceitas declarações, emitidas pelas secretarias das escolas, que atestem de forma clara em qual escola foi realizado o primeiro e o segundo ano do ensino médio, bem como onde está sendo realizado o terceiro ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação