Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Professores oferecem aulão gratuito para o Enem neste domingo

Sem custos, alunos e ex-alunos de baixa renda terão aulas de redação, biologia e matemática

A Organização Não Governamental (ONG) Associação Docente em Aplicação promoverá um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (25) no Teatro da Praça de Taguatinga Centro. O evento será das 8h às 13h, com intervalo de 20 minutos. As aulas ministradas serão de redação, biologia e matemática.

Alunos e ex-alunos do ensino médio que sejam de baixa renda de todo o Distrito Federal podem se inscrever em uma das 250 vagas do evento. Para isso, basta o interessado curtir a página do grupo no Facebook e enviar um e-mail com nome completo, telefone, endereço e, se for o caso, nome da escola em que estuda para docentesemaplicacao@gmail.com.

O geógrafo e presidente da associação, Raimundo Borges Júnior, explica como a ideia surgiu. ;A gente percebeu que há um desnível na aprovação do Enem, muitos dos estudantes selecionados vêm da rede particular. O que fazemos para a instituição privada, também queremos fazer para a pública;, argumenta.

Para chamar atenção dos alunos, Raimundo conta que, uma das estratégias, é criar músicas que facilitem a memorização das fórmulas usadas nas ciências exatas. Além disso, o grupo investe em aulas lúdicas com batalhas de rimas e interações em que os professores se vestem de mulher ou jogador de futebol, por exemplo.

Até agora, 17 professores voluntários de instituições particulares compõem a Associação. ;São amigos em comum que ministram aulas em todas as áreas. Claro que profissionais da rede pública podem participar, serão muito bem-vindos;, diz o fundador do projeto.

Os educadores de cada área fazem levantamentos para elencarem conteúdos que caíram com mais frequência nas últimas provas do Enem. ;Assim que acabamos de ensinar a matéria, estimulamos a galera a colocar em prática o que aprendeu, resolvendo questões de exames anteriores;, comenta.

O estudante do 3; ano do colégio Edusesc ; Taguatinga Norte, Matheus Rodrigues, 17, vai participar do projeto. Ele se prepara para o Enem e quer cursar engenharia civil na Universidade de Brasília (UnB). Para isso, vai acordar cedo no domingo para aproveitar as horas de reforço nas disciplinas ofertadas.

;Não é sempre que existe uma oportunidade de revisão. Essa iniciativa é bem interessante e inovadora, pois proporciona o cursinho para alunos de todas as idades e escolas. Além disso, a forma de ensino é bem estruturada e dá para aprender bastante. Também não fica aquela coisa chata e repetitiva por conta da forma de entreter os alunos;, diz Matheus.

O projeto é mantido com doações e serviços voluntários. Os organizadores solicitam apoio de empresas e colaboradores para ajudarem no provimento de lanche e apostilas para os alunos. Quem tiver domínio sobre as matérias oferecidas, também pode auxiliar os estudantes durantes as aulas.

Os próximos aulões estão marcados para 8 e 22 de outubro na Biblioteca Pública de Ceilândia. Serão 250 vagas. O encerramento das atividades do projeto neste ano, está previsto para 30 de outubro no espaço cultural Tagua Parque, com capacidade para 480 pessoas.