Trabalho e Formacao

Professores oferecem aulão gratuito para o Enem neste domingo

Sem custos, alunos e ex-alunos de baixa renda terão aulas de redação, biologia e matemática

postado em 21/09/2016 20:30

Foto da edição anterior do aulão que ocorreu em 11 de setembro, no Teatro da Praça

A Organização Não Governamental (ONG) Associação Docente em Aplicação promoverá um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (25) no Teatro da Praça de Taguatinga Centro. O evento será das 8h às 13h, com intervalo de 20 minutos. As aulas ministradas serão de redação, biologia e matemática.

Alunos e ex-alunos do ensino médio que sejam de baixa renda de todo o Distrito Federal podem se inscrever em uma das 250 vagas do evento. Para isso, basta o interessado curtir a página do grupo no Facebook e enviar um e-mail com nome completo, telefone, endereço e, se for o caso, nome da escola em que estuda para docentesemaplicacao@gmail.com.

O geógrafo e presidente da associação, Raimundo Borges Júnior, explica como a ideia surgiu. ;A gente percebeu que há um desnível na aprovação do Enem, muitos dos estudantes selecionados vêm da rede particular. O que fazemos para a instituição privada, também queremos fazer para a pública;, argumenta.

Para chamar atenção dos alunos, Raimundo conta que, uma das estratégias, é criar músicas que facilitem a memorização das fórmulas usadas nas ciências exatas. Além disso, o grupo investe em aulas lúdicas com batalhas de rimas e interações em que os professores se vestem de mulher ou jogador de futebol, por exemplo.

Até agora, 17 professores voluntários de instituições particulares compõem a Associação. ;São amigos em comum que ministram aulas em todas as áreas. Claro que profissionais da rede pública podem participar, serão muito bem-vindos;, diz o fundador do projeto.

Grupo de professores voluntários que deram aula na última edição

Os educadores de cada área fazem levantamentos para elencarem conteúdos que caíram com mais frequência nas últimas provas do Enem. ;Assim que acabamos de ensinar a matéria, estimulamos a galera a colocar em prática o que aprendeu, resolvendo questões de exames anteriores;, comenta.

O estudante do 3; ano do colégio Edusesc ; Taguatinga Norte, Matheus Rodrigues, 17, vai participar do projeto. Ele se prepara para o Enem e quer cursar engenharia civil na Universidade de Brasília (UnB). Para isso, vai acordar cedo no domingo para aproveitar as horas de reforço nas disciplinas ofertadas.

;Não é sempre que existe uma oportunidade de revisão. Essa iniciativa é bem interessante e inovadora, pois proporciona o cursinho para alunos de todas as idades e escolas. Além disso, a forma de ensino é bem estruturada e dá para aprender bastante. Também não fica aquela coisa chata e repetitiva por conta da forma de entreter os alunos;, diz Matheus.

O projeto é mantido com doações e serviços voluntários. Os organizadores solicitam apoio de empresas e colaboradores para ajudarem no provimento de lanche e apostilas para os alunos. Quem tiver domínio sobre as matérias oferecidas, também pode auxiliar os estudantes durantes as aulas.

Os próximos aulões estão marcados para 8 e 22 de outubro na Biblioteca Pública de Ceilândia. Serão 250 vagas. O encerramento das atividades do projeto neste ano, está previsto para 30 de outubro no espaço cultural Tagua Parque, com capacidade para 480 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação