Trabalho e Formacao

Inep divulga resultado de escolas de ensino médio integrado no Enem

As duas primeiras colocadas são de SP. Duas instituições do DF aparecem na lista: o IFB Planaltina e o CEM Integrado à Educação Profissional do Gama

postado em 31/10/2016 19:20

Depois da polêmica gerada pelo fato de o Ministério da Educação (MEC) não ter divulgado as notas dos institutos federais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 quando publicou as médias das demais escolas do país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) finalmente publicou os rendimentos de instituições que oferecem ensino médio integrado à educação profissional em uma listagem à parte.

[SAIBAMAIS]No Distrito Federal, dois estabelecimentos entraram no ranking: o câmpus Planaltina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), que teve média de 517,51 pontos no Enem considerando as notas das provas objetivas e a redação; e o Centro de Ensino Médio (CEM) Integrado à Educação Profissional do Gama, com média de 560,54 pontos. A taxa de participação nas instituições foi de 76,92% e 97,32%, respectivamente.

Quando criticado por não ter inserido notas de escolas técnicas na lista de médias no Enem, o MEC havia afirmado que geraria outro ranking para incluir as pontuações dessas instituições. No entanto, até o momento, isso não foi feito. A partir das notas das escolas com ensino médio integrado, o Eu, Estudante gerou um ranking exclusivo. O CEM Integrado à Educação Profissional do Gama ficou na 249; posição, e o IFB Planaltina na 568; colocação.

O primeiro e o segundo colocados são de São Paulo: o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (com 714 pontos) e o Porto Seguro Colégio Unidade II (com 697 pontos), ambas escolas da rede particular. O terceiro colocado foi o Instituto de Tecnologia ORT (681 pontos), instituição particular do Rio de Janeiro.

O primeiro estabelecimento público a aparecer no ranking é a Unidade BH - Câmpus I do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), na quarta colocação com 673 pontos.

Confira o ranking das escolas com ensino médio integrado gerado pelo Eu, Estudante.

Números

Segundo o Inep, das 1.308 escolas que oferecem essa modalidade de ensino, 961 tiveram os resultados divulgados, das quais 92 (9,57%) são da rede particular; 276 (28,72%), são instituições federais; 580 (60,35%) são estaduais; e 13 (1,35%) são municipais.

Outra novidade é que 355 colégios tiveram resultados alterados por conta da inclusão de estudantes do ensino médio integrado; e 24 foram excluídas da listagem por não cumprirem mais os critérios de taxa de participação de estudantes para terem seus resultados divulgados (ou seja, ter, pelo menos, 10 alunos participando do Enem e taxa de participação de 50% ou mais).

Em nota, o Inep ressaltou que os resultados no Enem não servem, necessariamente, para indicar a qualidade da instituição, pois a participação no teste é totalmente voluntária. Além disso, para qualquer tipo de análise, é preciso considerar o contexto da escola.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação