Estão disponíveis para consulta os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 das escolas que oferecem o ensino médio integrado à educação profissional. Das 1.308 instituições que atuam nessa etapa de ensino, 961 tiveram os resultados divulgados após aprimoramento nos cálculos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Desse total, 92 (9,57%) são da rede particular; 276 (28,72%) da federal; 580 (60,35%) das estaduais e 13 (1,35%) das municipais.
Entre as escolas com notas divulgadas em 4 de outubro, 355 tiveram os resultados modificados em razão da inclusão dos estudantes do ensino médio integrado no universo dos cálculos. Outras 24 deixaram de ter resultados divulgados por não mais cumprirem critérios da taxa de participação. De acordo com a Portaria do Inep n; 507/2016, para ter os resultados divulgados, as escolas precisam contar, concomitantemente, com pelo menos dez alunos participantes do Enem de 2015 e uma taxa de participação igual ou superior a 50%.
Os resultados do Enem por Escola devem ser considerados com cautela, uma vez que a participação dos estudantes no exame é voluntária. Diante da heterogeneidade de contextos nos quais as escolas estão inseridas, é necessário considerar o resultado do desempenho dos alunos associado aos diferentes fatores que caracterizam tais contextos. Toda e qualquer comparação entre escolas de contextos diferentes, sem a devida ponderação entre o desempenho e os diferentes fatores intra e extraescolares a ele associados, é considerada indevida.
Indicadores
Em todo esse processo, devem ser considerados:
- O indicador de nível socioeconômico (Inse), relacionado aos alunos.
- O porte da escola.
- O indicador de formação docente.
- O indicador de permanência do aluno, relacionados às escolas.
O indicador de nível socioeconômico possibilita, de modo geral, situar o público atendido pela escola em um nível social. Esse indicador é calculado a partir da escolaridade dos pais, da posse de bens e contratação de serviços pela família dos alunos.
O porte da escola é definido pela quantidade de alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio regular. O indicador de formação docente está relacionado aos professores com formação superior em licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina, com curso de complementação pedagógica concluído. Os dados são fornecidos pela própria unidade de ensino, por meio do .
O indicador de permanência na escola apresenta o percentual de participantes que cursaram todo o ensino médio na mesma instituição em que estavam matriculados em 2015, de acordo com o Censo Escolar.