Alessandra Modzeleski - Especial para o Correio
postado em 06/11/2016 17:17
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foi marcado por vários poemas na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de textos da escritora Clarice Lispector.
[SAIBAMAIS]Lucas Eduardo Souza, 22 anos, fez a prova na Asa Norte e conta que o número de poesias no exame realmente chamou a atenção. Segundo ele, a questão que citava Clarice Lispector comentava que muitas das frases da autora que são divulgadas em redes sociais não foram escritas por ela.
Com relação à redação, que teve como tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", ele achou totalmente inesperado. "Com tudo o que estamos vivendo na política, eu esperava outras coisas, mas achei interessante e fácil de desenvolver", conta Lucas. Essa é a primeira vez que ele faz a prova e pretende cursar direito.
Filipe Mota, 17 anos, fez o Enem pela segunda vez. Ele diz que foi uma prova muito longa, mas que deu tempo de fazer as questões e a redação. "Achei o tema bem abrangente e deu para trabalhar bastante", afirmou.
Os três amigos Rafael da Silva, Rodrigo Pereira e Raquel oliveira, todos de 19 anos, ficaram satisfeitos com o tema da redação. "Nós temos religiões diferentes e acreditamos que se não existir respeito, não estaremos seguindo a própria religião", defendeu Rodrigo. Ele e Raquel são católicos e Rafael é evangélico.