Isa Stacciarini, Roberta Pinheiro - Especial para o Correio
postado em 03/12/2016 16:27
No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os candidatos precisaram desenvolver respostas de questões que tratavam de sustentabilidade, meio ambiente, movimentos trabalhistas, colonização, capitalismo, racismo e história do período colonial. A avaliação começou às 13h30 e, duas horas depois, às 16h30, alguns estudantes já começaram a deixar os locais de provas.
Beatriz Leivas, 18 anos, já cursa arquitetura e urbanismo em uma universidade particular, mas fez o Enem pela terceira vez para tentar mudar para a Universidade de Brasília (UnB). ;Dos três anos, essa foi a prova mais tranquila. Não me preparei exclusivamente, mas vou esperar o resultado. Não dá para saber, porque a concorrência é alta;, comentou.
Neste sábado os candidatos enfrentam as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. As duas provas objetivas de sábado são compostas por 45 questões de múltipla escolha cada, totalizando 90 itens.
No domingo (4/12) será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas e 30 minutos.