Trabalho e Formacao

Divulgados os resultados preliminares do Revalida

postado em 22/12/2016 18:25

Os médicos que participaram do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) este ano já podem consultar o resultado preliminar da prova de habilidades clínicas, realizada em 3 e 4 de dezembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, divulgou os dados nesta quarta-feira, 21. Para acessar o sistema, basta fornecer o número do CPF e a senha cadastrada no ato de inscrição.

O resultado final do Revalida 2016 está previsto para o dia 27 de janeiro de 2017. Os participantes aprovados no exame poderão solicitar a revalidação do seu diploma obtido no exterior às instituições de educação superior públicas brasileiras que aderem ao Revalida. Para isso, devem apresentar a documentação exigida pela legislação brasileira, que inclui o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), também realizado pelo Inep.

Revalidação

Para atuar como médico no Brasil, o profissional formado em instituições de educação superior estrangeiras precisa revalidar o diploma. O Revalida foi criado, em 2011, em uma ação articulada dos ministérios da Educação e da Saúde, para simplificar o processo de aferição da equivalência curricular e a aptidão para o exercício profissional da medicina no Brasil daqueles que se formaram no exterior. Em 2016, o Revalida teve 6.521 inscrições. Desses, 2.304 foram aprovados na primeira etapa e puderam fazer as provas de habilidades clínicas.

[VIDEO1]



Potal MEC

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação