Com quase 100 mil candidatos inscritos, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, realizará três concursos nos próximos dias, no Rio de Janeiro, Cajazeiras (PB) e Campina Grande (PB). Ao todo, são 1121 vagas nas áreas médica, assistencial e administrativa. Na área médica, existem 14 candidatos homologados para cada vaga. Já nas áreas assistencial e administrativa, são 101 e 180 inscritos por cargo, respectivamente. As remunerações variam entre R$ 1.863,48 e R$ 8.887,51.
De acordo com o presidente da Ebserh, Kleber Morais, só no segundo semestre de 2016 foram convocadas 3.842 pessoas ; de concursos anteriores ; para vagas em 33 hospitais filiados à estatal, nas cincos regiões do país. ;As nomeações vão continuar e esperamos convocar todos os aprovados nos últimos concursos até o final de 2018. A primeira chamada deste ano contemplou 495 profissionais em 30 hospitais e eles já iniciaram as atividades no começo de janeiro;, afirmou.
Entre os profissionais nomeados este ano está o enfermeiro Franco Luís Campos, que cumpre seus primeiros dias de serviço no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), de Vitória. ;Trabalhava em um hospital público que não tinha um número suficiente de funcionários. Foi a maior diferença que encontrei aqui. Além disso, a estrutura física é muito boa, com aparelhos novos e de qualidade;, disse ele.
Para Micael Masato, médico do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de São Paulo, a estatal tem feito um trabalho importante na melhoria dos serviços prestados pelos hospitais vinculados. ;A Ebserh trouxe recursos para a cidade que ainda é carente em serviço público de saúde qualificado;, frisou o psiquiatra.
A Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 50 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.
Portal MEC