Trabalho e Formacao

Atenção aos prazos das seleções

Os três programas federais de acesso ao ensino superior oferecem oportunidades este mês

Isa Stacciarini
postado em 10/02/2017 13:23
Quem não alcançou nota suficiente para o curso superior escolhido por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem até hoje para manifestar interesse em participar da lista de espera da seleção, até as 23h59. O prazo é o mesmo para os estudantes que quiserem se candidatar ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Há ainda a oportunidade de concorrer a uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições acabaram na última semana e os candidatos selecionados têm até a próxima segunda-feira para confirmar as informações fornecidas na inscrição.

A estudante Julia Moutinho Diefenth;ler, 19 anos, já está inscrita na lista de espera por uma vaga na Universidade de Brasília (UnB). Este ano, ela concorre a uma vaga, em ampla concorrência, para língua portuguesa e literatura bacharelado. Julia afirma que tirou 680 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, pré-requisito para participar da seleção. ;Estou otimista. Quando fiz a inscrição na lista de espera da UnB, em 31 de janeiro, constatei que só havia duas pessoas na minha frente;, afirmou. A convocação dos candidatos selecionados na lista de espera do Sisu para fazer a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Por isso, é importante que os candidatos acompanhem as divulgações nas universidades.

Professor de física do curso Exatas, César Augusto Severo acredita que o candidato deve tentar todas as opções de seleção, porque um evento não exclui outro. ;Se o Fies ou o Prouni o impedisse de entrar na lista de espera do Sisu, poderia não valer a pena. Agora, como uma coisa não exclui a outra, ele garante o que tiver de chance no Prouni e no Fies e tenta o Sisu como segunda opção;, explica. O docente, no entanto, reforçou que a lista de espera do Sisu é para a primeira opção de curso do candidato, e não para a segunda.

Além disso, César reforça que a chance de se candidatar ao Sisu no meio do ano pode ser uma oportunidade. ;Ninguém vai fazer prova até lá, portanto, não haverá nova nota. Sem contar que o Sisu do início do ano tem maiores notas de corte;, ressalta. ;Quem perdeu o prazo de inscrição pode esperar o Sisu do meio do ano e ir se preparando para fazer vestibulares, como o da própria UnB. Tem outras universidades que colocam vagas para o Sisu e para o vestibular. A ideia para quem perdeu a vaga é ir estudando para se preparar e tentar de novo;, acrescenta.


Programe-se

Confira as orientações para cada programa e o calendário:

Sisu
Até hoje: prazo para participar da lista de espera
16 de fevereiro: convocação dos candidatos em lista de espera
sisu.mec.gov.br

Fies
Até hoje: inscrições
Segunda-feira (13)
Resultado da pré-seleção na chamada única e lista de espera
Terça-feira (14)
Conclusão da inscrição

De terça-feira (14) a 3 de março
Estudantes participantes da lista de espera que forem pré-selecionados deverão concluir a inscrição
fiesselecao.mec.gov.br

Prouni
Até segunda-feira (13)
comprovação de informações da 1; chamada
20 de fevereiro
2; chamada
De 20 a 24 de fevereiro: comprovação de informações
da 2; chamada

7 e 8 de março
prazo para participar da lista
de espera

13 e 14 de março
entrega de documentação
siteprouni.mec.gov.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação