Mais da metade dos aprovados em primeira chamada no vestibular 2017 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é oriunda de escolas públicas. Da lista divulgada nesta segunda-feira (13), 1.720 candidatos (52%) concluíram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino. Em 2016, o índice foi de 51,9%. Este ano, o vestibular da Unicamp registrou 73.489 inscritos. A consulta dos convocados está disponível aqui.
Segundo o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, os resultados representam a consolidação do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (Paais), adotado desde 2016, quando a pontuação dos alunos da rede pública de ensino dobraram e passaram a valer também na primeira fase. Até o Vestibular Unicamp 2015, a pontuação era aplicada somente após a segunda fase. ;Assim, todos os candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas receberam 60 pontos na primeira etapa e outros 90 pontos na segunda;, explica o coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), Edmundo Capelas. Com o resultado, a Unicamp ultrapassou a meta do Conselho Universitário (Consu) para que a instituição atingisse 50% de alunos oriundos da rede pública em 2017.
Pretos, pardos e indígenas
Os candidatos de escola pública autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) receberam pontuação extra de 20 e 30 pontos, respectivamente, nas primeira e segunda fases. Dos 1.720 de aprovados da rede pública, 32,9% (571 estudantes) se declararam pretos, pardos ou indígenas. A meta aprovada no Consu era de 35%. Já, entre todo os aprovados, o percentual de PPI foi de 22,7% (751 estudantes) contra 22,4% no ano anterior.
Matrícula
Os candidatos aprovados no Vestibular Unicamp 2017 deverão efetuar matrícula não presencial, das 8h do dia 14 de fevereiro às 18 h do dia 15, exclusivamente pela internet, na página da Comvest, utilizando número de inscrição e senha. Os candidatos convocados em primeira opção que não se matrícularem presencialmente ficam excluídos do vestibular.