Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Arrume as malas

Maior feira de intercâmbio do mundo desembarca na cidade. A proposta é apresentar as chances de estudar ou trabalhar fora do país

; GABRIELLA BERTONI

ESPECIAL PARA O CORREIO

A maior feira de intercâmbio do mundo desembarca em Brasília para apresentar a chance de estudar ou trabalhar fora do país por um tempo.É a Eduexpo, na próxima terça-feira, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. A proposta do evento é dar informações valiosas para quem escolher seguir para os Estados Unidos, França, Canadá, Austrália, Irlanda ou Suíça. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição no site da instituição.

Neste ano, seis cidades brasileiras recebem a feira, que contará com a participação de representantes de cerca de 50 universidades

e escolas dos cinco continentes. A feira também passará por Campinas (9/3), São Paulo (11 e 12/3), Curitiba (16/3), Porto Alegre (18/3) e Rio de Janeiro (19/3). Em Brasília, os interessados poderão tirar dúvidas sobre cursos de ensino médio, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA, cursos técnicos, estágio e emprego remunerado. Na programação, estão incluídos oito seminários que apresentarão os cursos, as novas áreas de estudos e as bolsas de intercâmbio.

De acordo com pesquisa da Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil (Belta), 220 mil brasileiros viajaram ao exterior em 2015. Dados preliminares apontam que o crescimento em 2016 foi de 10%. Ainda segundo a associação, entre 2003 e 2013, o aumento de estudantes foi de 494%, com faixa etária entre 18 e 30 anos.

Quem quiser ficar conectado com tudo que vai acontecer na feira, pode baixar o aplicativo da Eduexpo, disponível para Android e iOS. Lá, é possível ter acesso à programação, às sugestões dos expositores, conhecer instituições de interesse e receber informações e novidades após o evento.

Programação das palestras

Das 16h às 16h30: Estude na França

; Oportunidades, cursos, procedimentos de candidatura e bolsas para brasileiros. O Campus France Brasil vai apresentar o sistema de ensino superior na França, as vantagens de estudar nesse país, as possibilidades de bolsas de estudo e de pesquisa, além das modalidades de intercâmbio e as regras para obtenção do visto de estudante

Das 16h30 às 17h: Bolsas de pós-graduação do governo da Austrália

; O programa de bolsas do governo australiano chama-se Australia Awards-Endeavour Scholarships & Fellowships e oferece, anualmente, bolsas integrais a candidatos de várias partes do mundo, em qualquer área de conhecimento e sem limite de idade. A seleção se baseia no mérito (acadêmico/profissional) para escolher os finalistas. A palestra explicará o passo a passo do processo seletivo.

Das 17h10 às 17h40: Estude no Québec

; Palestra do governo do Québec mostra as vantagens de estudar na província.

Das 17h50 às 18h20: Cursos de Gestão em Hospitalidade na Suíça: passaporte para uma carreira internacional

; Um especialista em hospitalidade pode atuar na gestão de restaurantes, de alimentos e bebidas, vendas, relaçõespúblicas, gestão de eventos, recursos humanos, finanças, marketing, gestão de marcas de luxo, design de hotéis e consultoria, em diversos tipos de empresa, como spas, companhias aéreas, cassinos e até setor de imóveis. O curso será ministrado pela Swiss Education Group.

Das 18h30 às 19h: Holanda, um país de grandes oportunidades

; A Holanda foi eleita o terceiro melhor ensino superior do mundo e exerce liderança em qualidade de pesquisa científica. Entre os tópicos abordados na apresentação estão: o porquê de estudar na Holanda, o ensino superior holandês, bolsas de estudos e a vida do estudante no país.

Das 19h10 às 19h40: Canadá, um mundo de possibilidades

; O governo do Canadá apresentará as oportunidades de estudos do país.

Das 19:50 às 20h20 Advance Your Global Career at a Top University in California

; Irá apresentar cursos da Universidade da Califórnia (em inglês).

Das 20h30 às 21h: Irlanda: Um Compromisso com a Excelência

; Será o momento de a Irlanda mostrar por que muitos brasileiros estão escolhendo o país para estudar e trabalhar. Eles darão detalhes sobre oportunidades, vistos, bolsas, cultura e cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, idioma.

Serviço

Data: 14/3

Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 (SHS Quadra 6, Lote 1, Conjunto A)

Horário: 16h às 21h

Entrada franca

Inscrições: www.eduexpos.com/mundo