Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Meu coaching é com cavalos

Já pensou em desenvolver habilidades importantes para o mundo do trabalho como liderança, criatividade e autoconhecimento a partir do contato com equinos? O método, anteriormente aplicado no exterior e em outras cidades do Brasil, chegou a Brasília em outubro do ano passado. Descubra sobre essa técnica aqui

;A missão era guiar o cavalo por vários obstáculos. Para direcioná-lo, peguei firme na rédea para me impor e ele travou. Tentei de várias formas, sem sucesso. Eu me afastei, peguei na pontinha da corda, fui puxando e ele me seguiu. O animal sabia que eu mandava, mas não queria ser forçado a fazer algo. Naquele momento, percebi: assim deve ser o verdadeiro líder, uma pessoa inspiradora e não alguém que usa a força para conseguir algo.; O relato da gerente de assuntos públicos em uma multinacional Simone Garcia, 42 anos, é resultado da participação em um treinamento da Brasil Equus Coaching, ocorrido em 1; e 2 de abril, na Vila Equestre Equilíbrio, no Centro Hípico do Lago Sul. O objetivo do programa ; que promove diversos eventos ; é embasar, por meio da convivência com cavalos, o desenvolvimento de competências voltadas ao mundo do trabalho, como liderança, autoconfiança, foco, criatividade, segurança, trabalho em equipe, empatia, assertividade e autoconhecimento.


Com MBA em gestão, Simone Garcia conheceu o método inovador no evento do último fim de semana e ficou encantada com a prática. ;O cavalo não é um objeto inanimado, te traz percepções, te provoca. Quando o bicho não obedece, você se frustra, mas percebe que está fazendo algo errado;, comenta. A partir da vivência, a mineira relata que aprendeu a ter mais sensibilidade, em vez de agir ;como um trator que atropela tudo;. A gestora está animada para colocar os aprendizados em prática. ;Agora, vou ouvir minha equipe de verdade, sem pensar em rebater, mas escutar abertamente e, assim, construir junto com os demais uma gestão respeitosa e humana;, promete.

Aprendizado animal
Quem escuta falar sobre a técnica de coaching com cavalos ou equus coaching (em inglês) pela primeira vez pode estranhar, mas o método foi criado a partir da ideia de que os equinos têm diferenças, mas também muitas semelhanças com o ser humano. Por isso, o contato com eles traz aprendizados que podem ser replicados em outros ambientes. Em geral, as dinâmicas com os bichos não incluem montaria (mas há também atividades com essa finalidade) e englobam, principalmente, a prática de guiá-los, a pé, fazendo-os passar por obstáculos. Tudo, é claro, sem maltratar os animais. A técnica foi trazida para Brasília em outubro de 2016, por meio do Brasil Equus Coaching, o único a trabalhar dessa forma na capital federal. O programa foi criado por Andreia Prata, psicóloga e especialista em equoterapia; Luca Andrade, psicóloga e master coach; e Fernanda Lambach, 45 anos, jornalista, que monta cavalos há três anos. O trio demorou seis meses para formatar o programa, a partir de conhecimentos prévios e adquiridos em cursos.


;O cavalo é um espelho do que você sente e de como age. Por exemplo, se estiver inseguro ao guiá-lo, ele não te seguirá. Algumas equipes ficam confusas na hora de realizar um trajeto e o bicho percebe. Outras pessoas conseguem se organizar de uma maneira clara e gerar mais confiança;, explica Fernanda Lambach. ;Em uma sessão de coach regular, feita em uma sala, sentimentos e fatos são racionalizados, o que faz com que a pessoa não esteja aberta para se perceber e ver o que precisa mudar. A interação com cavalos busca acelerar o processo de desenvolvimento pessoal, que pode ser mais lento em atendimentos comuns;, afirma Andreia. ;O animal nos tira da zona de conforto, nos desarma. O primeiro contato já é impactante, pelo tamanho e pela personalidade, mostrada a partir do jeito de liderar da pessoa, respondendo a estímulos;, completa Luca Andrade.


Como qualquer técnica de desenvolvimento pessoal, o sucesso depende da dedicação de cada participante. ;Coach não é terapia, o que fazemos é ajudar as pessoas a responderem a reflexões próprias. Por exemplo, numa dinâmica, uma participante percebeu que não conseguia superar o medo de realizar uma atividade. A partir daí começamos a provocar questionamentos, para que ela mesma reflita e responda;, afirma Fernanda. Os cursos, com duração média de dois dias cada, envolvem contato de grupos de oito a 10 pessoas com equinos e um atendimento individual posterior. Também é possível promover consultas a grupos corporativos. ;Nesse caso, recebemos a inscrição da empresa e estudamos com os gestores quais pontos devem ser mudados. Assim, criamos exercícios específicos que trabalhem as fraquezas do time. Algumas vezes, separamos por cargos: fazemos um programa com executivos, outro com gerentes e outro com empregados operacionais;, diz Andreia.

As aulas são realizadas no Centro Hípico Lago Sul, na Vila Equestre Equilíbrio, de propriedade de Andreia. Para garantir uma interação segura, os cavalos são escolhidos a dedo de acordo com a atividade a ser ministrada ; os mansos, de equoterapia, são para contatos e dinâmicas leves; os de personalidade mais forte são reservados para desafios maiores. Para evitar acidentes, os participantes passam por uma palestra sobre a interação com cavalos. ;Dizemos do que o bicho não gosta. Por exemplo, se você pôr a mão no pescoço dele, sem ter tido contato prévio, o animal pode se assustar. Também não é indicado ficar atrás dos cavalos, algo que os instrutores sempre alertam durante as dinâmicas;, ressalta Fernanda.

Método diferente
A origem da técnica é incerta. A iniciativa é popular em outros países, como México, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e Espanha.


No Brasil, cursos semelhantes são oferecidos em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Conhece-te!
As criadoras do Brasil Equus Coaching acreditam que o autoconhecimento é um fator determinante para melhorias no ambiente profissional que é estimulado por meio do contato com equinos. ;Às vezes, a pessoa chega esperando trabalhar a liderança, mas descobre que não se conhece, não sabe seus medos e defeitos, nem se aceita. Então, temos que começar por outro ponto: primeiro, trabalhar a si mesmo para, depois, liderar outros;, pontua Fernanda. Luca relembra casos de participantes que tiveram surpresas sobre si mesmos ao iniciar o contato com os cavalos. ;Alguns chegaram aqui confiantes e cheios de si, mas não fizeram o animal sair do lugar porque o bicho refletiu a insegurança deles. Aí ouvimos dessas pessoas: ;achei que me conhecia, mas não é a verdade;. É surpreendente;, comenta. ;Encarar-se é para quem tem coragem, nem todos dão conta. Então, quando os participantes percebem algo, conversamos e os ajudamos a entender como lidar com aquilo. É assim que, com o tempo, competências são desenvolvidas;, pontua Andreia.

Eu participei

Régia Vitória, 29 anos, se inscreveu em aulas do Brasil Equus Coaching pelo interesse por cavalos e pela vontade de aprimorar o autoconhecimento e a habilidade de liderança. Atualmente estudando para concursos, a jornalista com MBA em comunicação empresarial e mídias digitais participou de dois encontros do programa. ;Eu passei a prestar atenção a vários detalhes que fazem toda a diferença no ambiente de trabalho, como postura, tom de voz e tipo de olhar;, revela. ;Tive que lidar com um animal que é três vezes maior que eu. Isso mexe com medo, insegurança e emoções fortes e me estimula a descobrir como fazer para que esses sentimentos não atrapalhem meus objetivos;, afirma. Agora, Régia planeja aplicar as mudanças necessárias em sua vida. ;Eu descobri que preciso de mais foco e de procrastinar menos. É preciso ter clareza de quem somos, como somos e o que queremos;, conclui.

Saiba mais

Brasil Equus Coaching

Próxima edição: 20 e 21 de maio, módulo com 12 horas
de duração
Investimento: R$ 700 (o valor pode ser dividido em duas vezes);
até 28 de abril, a inscrição custa R$ 650
Inscrições: pelo telefone (61) 3367-5345 ou
pelo e-mail brasilequuscoaching@gmail.com.
Informações: facebook.com/brasilequuscoaching

* Estagiária sob supervisão de Ana Paula Lisboa