postado em 30/05/2017 20:00
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta segunda-feira, 29, em seu portal, o relatório síntese dos resultados da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) 2016. O documento sistematiza o resultado da primeira edição da avaliação, aplicada aos estudantes do segundo ano dos cursos brasileiros de medicina. O relatório contribui, principalmente, com a autoavaliação dos cursos por parte das instituições de educação superior.
Os resultados revelam diferenças na organização das matrizes curriculares dos cursos, em particular nos períodos letivos em que são ministrados alguns conteúdos, o que teria influenciado o desempenho dos estudantes de diferentes instituições. Esse cenário é sugerido pelas informações do questionário de percepção sobre a prova, nos quais apenas 50,6% dos participantes relatam ter estudado e aprendido muitos dos conteúdos solicitados. Além disso, 41,3% dos respondentes apontaram desconhecimento do conteúdo como a maior dificuldade encontrada na prova.
Com as informações do relatório e os resultados, as instituições de educação superior que oferecem cursos de medicina poderão se apropriar dos dados para avaliar o que era esperado de seus estudantes e o que o desempenho na avaliação revela. Esse análise pode contribuir para reflexões sobre o projeto pedagógico, bem como para a avaliação da eventual necessidade de ajustes e correções na proposta do curso. Participaram 256 instituições.
Avaliação
A Anasem será realizada anualmente, sendo a participação de um mesmo estudante prevista a cada dois anos (segundo, quarto e sexto anos). Na primeira edição, em 2016, somente os estudantes do segundo ano dos cursos de medicina participaram. Em 2018, a Anasem começa a ser aplicada também para os alunos do quarto ano. Em 2020, juntam-se aos avaliados os alunos do sexto ano. A participação é obrigatória, pois a regularidade na avaliação é atestada no Histórico Escolar. A prova da Anasem é composta de 60 questões objetivas e três discursivas, elaboradas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), como outras avaliações do Inep.
A primeira edição da avalição deu início a um processo de acompanhamento dos projetos pedagógicos para a formação de médicos generalistas nas instituições de educação superior que oferecem curso de medicina. A opção por uma prova de investigação das habilidades que os alunos conseguiram desenvolver nos dois primeiros anos do curso é o mecanismo que melhor se ajusta aos princípios e orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de medicina, implantadas em 2014.
O relatório detalhado pode ser visto aqui.
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Portal MEC