O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza neste sábado, 15, em Belém, mais uma edição do Encontro Regional de Segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, desta vez para os estados da região Norte. A região Norte responde por 12% do total de inscrições do Enem, com 793.465 das 6.731.186 inscrições confirmadas.
Estarão presentes representantes do Inep, da Secretaria de Segurança Pública Estadual, Empresa de Correio e Telégrafos (ECT), Polícia Rodoviária Federal, polícias militares, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Ministério da Defesa, Departamento de Polícia Federal, Ministério da Justiça, além dos coordenadores estaduais do consórcio aplicador, formado pela Fundação Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).
O objetivo dos encontros regionais de segurança é discutir a logística relacionada ao transporte e armazenamento das provas, assim como a interiorização. Este ano, o desafio é ajustar a logística às mudanças no Enem, que passa a ser realizado em dois domingos, e não mais em um único fim de semana. Outra novidade da edição são as provas personalizadas, com nome e número de inscrição dos participantes. Com o fim das provas aos sábados, também não será mais necessária uma logística reversa específica para a prova dos sabatistas, que começava mais tarde.
Estão previstos mais dois encontros regionais de segurança: Sul e Sudeste, em Florianópolis, em 22 de julho, e Nordeste, em Fortaleza, em 29 de julho. O encontro do Centro-Oeste foi realizado em 8 de julho, em Pirenópolis (GO). O Enem 2017 será realizado em 5 e 12 de novembro.