Trabalho e Formacao

Coordenadores municipais serão capacitados neste sábado, dia 19

Portal MEC
postado em 18/08/2017 19:02

Os coordenadores municipais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começam a ser preparados neste sábado, 19. Os primeiros a passar pela capacitação presencial são os 251 coordenadores que atuarão na aplicação das provas no Amapá, Goiás, Paraíba, Paraná e Mato Grosso do Sul. Os cursos serão realizados pelo consórcio aplicador ; formado pela Fundação Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) ; com acompanhamento de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As capacitações do Enem abordam todo o procedimento de logística e aplicação do exame. Em 2017 há novidades, como a aplicação em dois domingos consecutivos, o encerramento da aplicação para sabatistas e a estreia das provas personalizadas com nome e número de inscrição do participante. Há também um novo recurso de acessibilidade, a vídeo prova traduzida em língua brasileira de sinais (Libras).

Durante o curso, os coordenadores municipais assistem a um vídeo de preparação e realizam exercícios, totalizando oito horas. Eles também precisam concluir, até a véspera do exame, um treinamento a distância de 20 horas de duração.

No próximo sábado, 26, haverá capacitações em Vitória, Belo Horizonte, Natal, Limeira (SP) e Santos (SP). Até 23 de setembro, todos os 1.783 coordenadores municipais do Enem serão treinados. Este ano, o exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.186 inscritos. As provas serão em 5 e 12 de novembro.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação