Trabalho e Formacao

Programa Hora do Enem aborda doenças tropicais mais comuns

Portal MEC
postado em 22/08/2017 19:51

Tuberculose, malária e doença de chagas são doenças tropicais que ainda contribuem para os números da mortalidade no Brasil. Erradicadas em muitos países do mundo, permanecem presentes em cidades brasileiras. A relevância do impacto dessas mazelas é medida até mesmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que as questões sobre o tema estão sempre presentes. Diante disso, esse será um dos assuntos abordados no programa Hora do Enem, da TV Escola, desta semana.

Diretora médica da iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas na América Latina, Carolina Batista será uma das convidadas e vai falar como o conteúdo cobrado no Enem pode fazer diferença para um maior conhecimento sobre a saúde pessoal e de todos ao redor. A entrevista com ela vai ao ar na quinta-feira, 24, mas a semana aborda, ainda, tradução para dublagens na televisão, museologia social e dicas para a prova de redação.

Nesta terça-feira, 22, o museólogo Mário Chagas será o entrevistado do programa. Um dos idealizadores do projeto Museu da Favela, ele explica o que é museologia social e fala sobre a importância de se preservar a memória dessas comunidades. E não é só isso. Para deixar os candidatos do Enem mais tranquilos para a prova de história, os professores Marcelo Ferro e Oto Luna revisam uma questão da segunda aplicação da prova do ano passado sobre a Guerra Fria.

Na quarta-feira, 23, a tradutora Natalia Estrella conta tudo sobre o universo da tradução para dublagem na televisão. De quebra, os professores Tatiane Sena e Chico Ríos revisam uma questão da segunda aplicação do Enem 2016 sobre interpretação de texto.

A semana do Hora do Enem se encerra com um episódio que traz dicas para a redação do Enem. Dessa forma, os professores do programa trarão, na sexta-feira, 25, uma seleção com algumas sugestões para os que os alunos se saiam bem na temida prova de redação.

O Hora do Enem é apresentado por Land Vieira, e exibido de segunda a sexta-feira, às 7h, 13h e 18h, na TV Escola, e também por streaming no portal da TV Escola e no canal do YouTube da emissora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação