Trabalho e Formacao

Bate-papo discute primeiros passos para tirar uma ideia do papel

Encontro promovido pela EI! Comunidade de Empreendedorismo em 5 de setembro terá conversa sobre perfil empreendedor, relacionamento entre sócios, planejamento, dor de mercado e produto mínimo viável

postado em 31/08/2017 18:53

Estudos apontam que, quando alguém tem uma ideia, existe a probabilidade de ela já ter sido pensada por mais cinco pessoas ao redor do planeta. Por isso, não basta ter aquela ideia inovadora, para que ela se transforme em negócio. É preciso muito trabalho, capacidade de execução e planejamento.

Para ajudar os empreendedores e quem pretende empreender em Brasília, a EI! Comunidade de Empreendedorismo e Inovação, da Fundação Assis Chateaubriand, promove um bate-papo sobre como tirar uma ideia do papel, na próxima terça-feira (5/9), às 19h30, no Espaço Chatô. Inscrições pelo link.


A convidada para conduzir essa conversa na segunda edição do EI! Explore é Mariana Nogueira, diretora da First Aid Foundation, representante da aceleradora de startups Techmall e consultora do Sebrae em gestão da qualidade, gestão de excelência, inovação, startups e impacto social.
Palestrante Mariana Nogueira


Qual é a dor do cliente?


;Vamos conversar sobre os primeiros passos a seguir para tirar uma ideia no papel, o que serve para aqueles que desejam abrir uma empresa ou startup. A ideia é falar sobre a questão societária, validação da dor de mercado. Faço uma brincadeira com o exemplo de vender lenços. Antes de começar a produzir, a pessoa tem que saber se os outros choram, por que choram e quanto choram. Se não existe dor, o mercado não vai comprar;, observa Mariana Nogueira.

Outra questão importante, na avaliação da especialista, é saber se o mercado realmente quer o seu produto. ;Por isso, vamos abordar o produto mínimo viável (sigla em inglês: MVP). Vamos supor que tenha uma ideia de plataforma on-line de cursos. Antes de você contratar alguém para produzir a plataforma, que vai custar caro e levar tempo, você vai fazer o produto mínimo viável, criar uma página, testar, fazer as pessoas entrarem e comprarem, detectar as dificuldades do usuário, o que gostou e não gostou, layout etc;, explica.

A dica de Mariana é fazer tudo isso antes de começar a gastar dinheiro, abrir a empresa, criar um CNPJ. ;Se você sai produzindo antes, vai gastar um dinheiro e pode descobrir lá na frente que os consumidores não gostaram.;

O preço do ingresso, é o participante que escolhe

Para se inscrever, basta clicar aqui, preencher os dados do participante e definir o valor a pagar. A proposta colaborativa serve para a construção da comunidade EI! e viabiliza a realização de mais eventos como esse.

Ei! Explore ; Primeiros passos para tirar sua ideia do papel

EI! Explore é uma série de encontros realizada pela EI! Comunidade de Empreendedorismo e Inovação, da Fundação Assis Chateaubriand. A proposta é juntar uma galera com atitude empreendedora e colocar em debate temas relevantes para quem pensa de forma criativa e acredita no potencial inovador de Brasília.

Quando? 5 de setembro (terça-feira), 19h30

Onde? Espaço Chatô, sede do Correio Braziliense (SIG Quadra 2 lote 340)

Como? Inscrições pelo link. Vagas limitadas.

Saiba mais sobre a EI! Comunidade de Empreendedorismo em www.facbrasil.org.br/ei

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação