Trabalho e Formacao

Doceira apresenta excelência na gestão e nos brownies

Concurseira que abandonou os livros e apostilas para fazer bolinhos de chocolate há quase quatro anos ganhou prêmio distrital de mulheres empreendedoras. Atualmente, produz 2 mil unidades por mês e, desde o início, contou com o apoio da família

Ana Paula Lisboa
postado em 17/09/2017 14:51

[VIDEO1]

Na sede administrativa do governo brasileiro, Luiza Galvão dos Santos, 28 anos, se juntou a uma legião de moradores de Brasília que estudam para concursos. No entanto, aquela realidade se mostrou inadequada para ela. ;Eu estava infeliz;, conta. Foi então que, resgatando uma receita de brownie da mãe, Wal Galvão, Luiza encontrou o lugar dela no mercado. A jovem passou a fazer fornadas desse tipo de bolo que, tradicionalmente, é de chocolate. Com uma fórmula que garante sobremesas fofinhas e com recheios saborosos, não demorou para que passasse a ser requisitada. ;Tudo começou em novembro de 2012 e recebi muitos pedidos para o Natal. Então percebi que era um negócio viável;, rememora.


Nascia assim a Brauny;s Doce Sabor. No início, a jornalista usava a casa da família para trabalhar, mas o espaço passou a não ser suficiente e ela alugou uma cozinha no Grande Colorado para comportar as encomendas. O espaço durou até julho deste ano, quando toda a produção passou a se concentrar na loja que Luiza mantém na 708/709 Norte desde novembro de 2015: a Brauny;s Café. ;Em maio de 2013, fui convidada para participar do evento do setor de casamentos Luxo de Festa e passei a ficar conhecida nesse ramo. A partir daí, passei a receber encomendas cada vez maiores;, conta. O crescimento tem sido contínuo e a trajetória demanda bastante esforço. ;É um trabalho bem árduo. Dependendo da quantidade de pedidos, a gente ficava até meia noite trabalhando e, depois, acordava às 5h para terminar;, conta.

Brownies fofinhos e deliciosos são a fonte de renda de LuizaAs condições melhoraram à medida que Luiza aperfeiçoou a gestão e as técnicas de produção. ;Ao longo do tempo, identifiquei vários pontos que precisavam de atenção. Passei a usar uma batedeira maior, um forno de tamanho diferente, mudei a forma de cortar, ganhei agilidade...; Luiza atribui o sucesso da empreitada ao fato de os brownies serem realmente gostosos e à organização e ao cuidado que ela emprega em tudo o que faz. Atualmente, a empresa produz mais de 2 mil unidades por mês. ;Mesmo assim, a receita continua a mesma da minha mãe: tudo é artesanal;, conta a doceira, com orgulho. Os carros-chefes são os bolinhos individuais recheados e a torta toda feita de brownie.


As opções de recheio fazem sucesso: tradicional, brigadeiro, leite em pó, chocolate meio amargo, beijinho de coco, doce de leite, doce de leite com nozes, creme de avelã e churros. O último é o único cuja massa não é de chocolate: para esse sabor, o bolo é feito com doce de leite. Apesar de ter ganhado força, inicialmente, no mercado de casamentos, atualmente, o forte do negócio são compras avulsas, encomendas individuais (para aniversários e chás de fralda, por exemplo) e corporativas.

Vínculo familiar
;Tenho quatro funcionários e um estagiário. Acabei de migrar o negócio da categoria MEI (microempreendedora individual) para microempresa;, explica. Com a mudança, o irmão de Luiza, Rodrigo Galvão dos Santos, 26, passou a ser sócio dela no negócio. ;Minha família sempre me ajudou;, observa ela. O pai, Cláudio dos Santos, tem uma empresa de representação comercial em parceria com Rodrigo e ajuda na Brauny;s Doce Sabor quando necessário, por exemplo, fazendo entregas. A mãe, recém-aposentada, agora está sempre na loja. Para Rodrigo, tornar-se sócio foi natural. ;A Luiza fica na produção e eu cuido da parte comercial;, diz.

Luiza (à direita) com a mãe, Wal; o pai, Cláudio; e o irmão, Rodrigo

Reconhecimento
A excelência de Luiza na gestão foi reconhecida no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2017. Os resultados da etapa regional foram divulgados em agosto e ela foi escolhida como a melhor microempreendedora individual do DF. No fim do ano, ela concorrerá à etapa nacional do concurso. ;Acho que fui escolhida pela minha organização, pelo detalhamento que mantenho dos preços, do faturamento e do cadastro dos clientes;, conta. Trabalhar duro também é outro ingrediente dessa receita de sucesso. ;Em uma palavra: sou batalhadora. É preciso batalhar e não desistir.;

Saiba mais

www.braunysdocesabor.com e (61) 3485-0835

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação