Antes, quem pensava em fazer um intercâmbio precisava se dirigir a uma agência de viagens física para conversar com um consultor e, assim, descobrir as opções de destino, duração, modalidade e formas de pagamento disponíveis. Com a popularização da internet, no entanto, é natural que esse setor também ganhe plataformas virtuais, por meio das quais o intercambista pesquisa países, escolas, orçamentos, tira dúvidas e adquire o programa em qualquer horário e lugar. A proposta traz comodidade não só para o público, mas também para os que trabalham com isso, e tem se tornado tendência. Glauber Vale investiu nesse formato ao lançar a empresa de franquias digitais de intercâmbio World Travel Study (WTS). Uma das grandes vantagens para os franqueados é poder trabalhar de casa, como Glauber faz em Brasília. ;Estou nessa área há 16 anos. Organizamos todos os serviços relacionados ao curso no exterior e à viagem: matrícula, orientação, acomodação, seguro-saúde, parte de vistos, traslado de chegada e demais serviços;, explica.
;Atendemos todas as nacionalidades. Temos seis franquias na Austrália e três no Brasil, todas em formato home office. Assim, não é preciso ter loja física nem gastos com funcionários. Além disso, é possível trabalhar em qualquer local ou horário;, conta. ;A franquia se encaixa muito bem para jovens empreendedores, mas também para escolas de idiomas e agências de turismo.; O custo para se tornar franqueado digital é bem mais módico do que para aderir a redes presenciais: a partir de R$ 3.950. ;É difícil falar em menos de R$ 200 mil quando se trata de um ponto físico;, compara. ;O franqueado ganha um website, além de ter autonomia e independência para fazer divulgações próprias;, completa. A rede oferece intercâmbios para grupos específicos. ;Para o público a partir de 60 anos, temos cursos de curta duração, como francês com vinhos, italiano com pinturas, espanhol com dança, entre outros.;
Aposentado do Banco Central do Brasil (BC), Francisco Félix, 63, recorreu a WTS para agendar uma viagem. ;Fui para a Nova Zelândia e para Londres. Pratiquei inglês durante quatro meses em ambos os destinos. A agência on-line me ajudou com diversas alternativas;, relata. ;Conheci pessoas de diversas localidades, fiz muitas amizades. Conheci um pouco da cultura de cada um dos meus amigos internacionais, além da cultura local;, ressalta. ;O aprendizado é acelerado e você se torna independente.;
O empresário Ronaldo Pontual, 39, também procurou a agência WTS para pacotes de intercâmbio e decidiu levar toda a família. ;Fomos para Sidney, na Austrália, e ficamos seis meses. O primeiro objetivo era conhecer o dia a dia de uma cidade grande e de um país desenvolvido e ainda estudar inglês. Minha esposa e meus dois filhos foram comigo;, lembra. ;O intercâmbio foi facilitado pela assistência da empresa. Foi uma experiência única. Vi o dia a dia de uma cidade diferente num país desenvolvido e melhorei minha gramática e minha capacidade de diálogo em inglês. Vale muito a pena se organizar por agências on-line, pois é mais prático e a viagem é uma experiência única;, conta.
Em expansão
Os irmãos Bruno e Gabriel Passarelli, de, respectivamente, 30 e 26 anos, são donos da maior agência on-line de intercâmbio do Brasil. Antes de abrir o negócio, há 6 anos, eles estavam familiarizados com viagens do gênero. ;Minha primeira experiência foi aos 11 anos. Isso sempre fez parte de nossas vidas e do nosso dia a dia. Decidimos então abrir a Descubra o Mundo, que não posso chamar de franquia, mas de empresa. Ela surgiu em 2011 a partir do sonho de dois irmãos apaixonados por tecnologia e viagens;, diz Bruno. O negócio, inteiramente digital, atua como ponte entre escolas e intercambistas. ;Hoje em dia, temos mais de 50 mil opções de cursos em função do nosso modelo de negócio, atendemos o Brasil todo e chegamos a regiões onde não existiam oportunidades de intercâmbios; conta. De acordo com Bruno, a plataforma digital possibilitou a evolução do empreendimento.
;Personalizar o pacote em relação ao seu objetivo de forma on-line foi um avanço. Crescemos 105,39% graças ao modelo de negócio, só no primeiro semestre desse ano, totalizando 35 mil orçamentos e faturamento de R$ 300 milhões. Nos últimos dois anos (2015 e 2016), aumentamos em 1.971% o número de usuários, gerando R$ 730 milhões (valor que representa 80 mil orçamentos feitos na nossa franquia). Hoje mais de 1.600 pessoas utilizam nossa plataforma, incluindo empresas e pessoas físicas;, comemora. ;O mercado nacional ainda é muito novo no âmbito tecnológico. Então acredito que o modelo digital é uma evolução, sim, mas há espaço para todos os mercados: off-line e on-line.;
Contraponto
Resistência
Neila Chammas, diretora de Relações Institucionais da Brazilian Educational& Language Travel Association (Belta), associação brasileira que reúne as principais instituições atuantes nos segmentos de cursos, estágios e intercâmbios no exterior, observa que, apesar de agências de viagens on-line serem uma inovação, as pessoas ainda sentem mais segurança de fechar esse tipo de pacote presencialmente. ;Na hora de um alto investimento, como o que demanda o intercâmbio, o cliente, em geral, busca fazer a compra pessoalmente. Eles procuram então agências mais sólidas. As franquias digitais ajudam no primeiro contato, mas é preciso construir ainda credibilidade. Na hora de fechar a compra, a unidade física é a mais desejada;, disse.
Saiba mais
World Travel Study (WTS): worldtravelstudy.com
Descubra o Mundo: www.descubraomundo.com
*Estagiária sob supervisão de Ana Paula Lisboa