Trabalho e Formacao

ILB oferece capacitações para servidores e cidadãos de graça

Criado há duas décadas, instituto do Senado ministrou cursos para mais de 1 milhão de alunos. No caso de funcionários, o objetivo é garantir que eles tenham melhor desempenho no serviço público. Para a população em geral, a vantagem é a atualização e a diferenciação no currículo. Todos os cursos estão com matrículas abertas

Igor Caíque*
postado em 26/11/2017 16:04

Ronaldo Pereira Martins, professor de pós-graduação, ministra aula sobre Poder Legislativo e sociedade

;A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.; A frase foi proferida por Albert Einsten no início do século 20 e continua válida. É para ajudar a expansão de conhecimentos de servidores públicos, parlamentares e cidadãos que foi criado o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Oferecendo de cursos livres a pós-graduações totalmente gratuitos, a instituição opera com esse nome desde 1997, mas a escola do governo subordinada ao Senado Federal tem origens mais antigas, pois é resultado da consolidação do Serviço de Seleção e Aperfeiçoamento de Pessoal (Seap), criado na década de 1970. Mais de 1 milhão de pessoas fizeram cursos a distância oferecidos pela organização. Presencialmente, o ILB não conseguiu calcular o número de ex-alunos.


Helder Rebouças, diretor-executivo da instituição, avalia que a grande importância desse trabalho é, primeiramente, ajudar a elevar o nível dos servidores públicos e dos serviços oferecidos e, em segundo lugar, levar conhecimento à população. ;A dívida do Senado para com a sociedade é paga ao oferecer o melhor atendimento possível e isso requer capacitação dos funcionários;, justifica. Na visão de Rebouças, a escola tem importante papel social, pois debate política e democracia.


Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB há 11 anos e professor da especialização em comunicação legislativa da instituição, Francisco Etelvino Biondo avalia que as capacitações oferecidas são de excelência. ;Nossos professores estão sempre em constante atualização e incentivam os alunos a pesquisarem mais e se aprofundarem em matérias teóricas;, explica. Graduado em relações-públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele acredita que profissionais de qualquer área devem sempre buscar aprimoramento. ;O mercado de trabalho acompanha o desenvolvimento tecnológico, por isso, planejamos aulas sobre assuntos atuais com materiais interativos e recursos multimídia;, afirma.


No rol de cursos oferecidos pelo instituto, os on-line são abertos para a população em geral, enquanto os presenciais são exclusivos para servidores do Senado Federal e de órgãos conveniados. A primeira formação da instituição foi Processos legislativos, ministrada até os dias de hoje a distância com carga horária de 60 horas. Hoje, há 33 oportunidades presenciais voltadas para os funcionários do Senado, com 1.016 inscritos; e 26 virtuais (que incluem a sociedade), com 320 mil matriculados. Apesar do nome da instituição, nem todas as capacitações têm foco legislativo, como é o caso das aulas sobre desenvolvimento de equipes, excelência no atendimento e conhecendo o novo acordo ortográfico.

Regulação da web em pauta

O ILB promove, entre 4 e 5 de dezembro, das 9h às 16h30, o seminário Regulação e governança da interno. O encontro, no auditório do ILB, no anexo E do Senado, tem como público-alvo especialistas, parlamentares, estudantes e juristas, mas a sociedade em geral pode participar. Interessados devem fazer inscrição na plataforma Interlegis (goo.gl/AWsrxB) até o dia o dia do evento. Há 60 vagas abertas.

Aperfeiçoamento interno

Izabel aprendeu a usar um software durante curso

Rafael Silveira, doutor em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB), é consultor legislativo do Senado há 13 anos e professor do ILB há 10, após passar por processo seletivo interno. Ele leciona disciplinas presenciais como processos políticos, teoria política, fundamentos da economia e legislação. O docente percebe que os servidores participantes se adéquam à rotina de aulas ; ministradas no turno matutino ; porque o ambiente de estudo integra o conteúdo e a prática profissional. ;Esses cursos trazem capacitação e aprendizagem continuada, o que é de grande valia, afinal o funcionário público precisa se aprimorar sempre;, defende. ;Quem mais ganha com isso é a sociedade. O grande objetivo das aulas ofertadas no Instituto Legislativo Brasileiro é propiciar aprimoramento das funções de cada matriculado;, observa.


A assessora parlamentar do Senado Federal Izabel Machado, 53 anos, acredita que os benefícios de se fazer alguma das capacitações têm efeito não só no trabalho, mas também na vida pessoal. ;Não podemos parar no tempo. O aperfeiçoamento é sempre necessário e, quando agregamos mais conhecimento na nossa área de formação, encontramos satisfação;, explica. A assessora fez curso presencial de InDesign e outro a distância de gestão do conhecimento. ;Conheci pessoas com pensamentos diferentes, o que é bom para a troca de experiências e de informações. Esse intercâmbio ampliou muito minha forma de pensar;, destaca Izabel.

Aulas na web

A advogada Dinny Leite aprendeu a fundo sobre a lei Maria da Penha

Os cursos on-line do ILB foram desenvolvidos para que a população em geral também tenha acesso aos conteúdos ministrados, como explica a coordenadora de Capacitação, Treinamento e Ensino a Distância da instituição, Simone Dourado. ;Eles estão disponíveis desde 1997;, lembra. No primeiro ano, foram 70 inscritos; no segundo, 300; e, no terceiro, havia 1 mil pessoas de diversos cantos do Brasil matriculadas. Atualmente, há 26 cursos disponíveis para mais de 320 mil alunos. ;O retorno é muito bom. Fizemos uma entrevista em dezembro do ano passado com 70 mil participantes para saber se eles estavam satisfeitos e constatamos que 98% dos entrevistados aplicaram os conhecimentos aprendidos no ILB no ambiente profissional;, comemora.


Para o gestor de RH da Faculdade UnyLeya Vilson Sérgio de Carvalho, cursos como os do instituto são indispensáveis, pois podem fazer com que o candidato a um emprego se destaque. ;O ensino a distância do ILB é uma alternativa muito boa, sem falar no ganho de conhecimento, que é sempre bem-vindo;, explica. ;Quem busca ampliar os conhecimentos prova que quer crescer profissionalmente. Muitas vezes, há vagas disponíveis, mas poucas pessoas preparadas. É bom saber que instituições como o ILB se preocupam com o desenvolvimento profissional da sociedade;, elogia.


A advogada Dinny Leite, 23 anos, está entre os ex-alunos do instituto. Quando ainda estava na graduação, a jovem precisava cumprir 200 horas de atividades complementares para concluir a formação acadêmica. Em virtude disso, ela fez o curso Dialogando sobre a lei Maria da Penha, com 60 horas. ;Essa legislação foi vista muito superficialmente na faculdade. A partir das aulas do ILB consegui entender pontos específicos da regra, o que foi bastante enriquecedor;, afirma. A jovem está desempregada, mas foi aprovada em processo seletivo para trabalhar num escritório de advocacia na cidade de Belém (PA). Dinny Leite recomenda o curso para estudantes de direito.

;Quem fica preso somente ao que é passado em sala de aula pode ter sérias dificuldades no mercado de trabalho;, avalia a jovem.

Cláudia Brasil faz pós-graduação na escola de governo e está satisfeita com os conteúdosPioneirismo em pós

Helder Rebouças, diretor-executivo do ILB, se orgulha do fato de a instituição ter sido a primeira escola de governo autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer pós-graduação. O programa começou em 2013. Atualmente, há 64 servidores matriculados em oito especializações disponíveis: administração legislativa, comunicação legislativa, ciência política, orçamento público, análise da constitucionalidade, avaliação de políticas públicas e MBA em gestão integrada de projetos. Desde 2001, 439 servidores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados concluíram especializações no local. ;A meta agora é ofertar cursos de mestrado e doutorado nas áreas de direito e comunicação;, diz. ;A faculdade da Organização das Nações Unidas (ONU) pretende abrir uma pós-graduação em segurança pública no Brasil e, em razão disso, firmou parceria com o instituto. A capacitação estará disponível para servidores do Senado, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União (TCU);, comemora. O nome do curso é Justiça social, criminalidade e direitos humanos, com início previsto para abril de 2018.


A servidora Cláudia Brasil, 48 anos, está entre os profissionais que buscam capacitação continuada no ILB. Analista legislativa da Câmara dos Deputados há 19, ela participa, desde o início de setembro, da especialização em Comunicação, legislativo e sociedade, com duração de quatro meses e carga horária de 360 horas. Para ela, as aulas foram de grande valia, visto que ampliou os conhecimentos sobre política e jornalismo, área de formação. Essa pós-graduação tem quatro professores e Cláudia Brasil é só elogios para eles. ;São instrutores muito capacitados, com vivência grande em órgãos legislativos e isso deixa a aula mais atrativa;, diz. ;Qualquer pessoa, concursada ou não, precisa se aprimorar, caso contrário será passada para trás. É preciso sair da zona de conforto para alcançar o sucesso profissional;, avalia.


Valéria Ribeiro, coordenadora de pós-graduação da instituição, acredita que a especialização de servidores pode auxiliar até mesmo senadores. ;Quando um parlamentar vai elaborar, por exemplo, um projeto de lei, precisa de uma equipe preparada para ajudá-lo a criar um texto bem adequado e elaborar boas propostas. Isso só acontece se os integrantes da equipe tiverem boa formação;, afirma. No entanto, os benefícios, segundo a coordenadora, são ainda maiores. ;Os funcionários da Casa passam a ser mais presentes na resolução de problemas internos. Eles acabam se envolvendo diretamente ao elaborar propostas que melhoram o desempenho dos colegas, podem desenvolver ações ; como formas de reduzir o uso de papel, por exemplo ; e tudo isso se aprende nas aulas de especialização;.

Serviço

Interessados em fazer algum curso a distância do ILB devem se inscrevem no site saberes.senado.leg.br e escolher qual a capacitação desejada. Há, também, um telefone disponível: (61) 3303-5202

Abertos para a sociedade
Cursos sem tutoria disponíveis para a
comunidade com matrículas abertas

; Cerimonial no ambiente legislativo (40 horas))
; Conhecendo o novo acordo ortográfico (20 horas)
; Desenvolvimento de equipes (10 horas)
; Deveres, proibições e responsabilidade do servidor público federal (60 horas)
; Dialogando sobre a lei Maria da Penha (60 horas)
; Direito administrativo para gerentes no setor público (35 horas)
; Doutrinas políticas (20 horas)
; Ética e administração pública (40 horas)
; Excelência no atendimento (20 horas)
; Fundamentos da integração regional (40 horas)
; Introdução ao direito constitucional (40 horas)
; Introdução ao direito do consumidor (40 horas)
; Introdução ao orçamento público (40 horas)
; Lei de acesso à informação (12 horas)
; Modalidades, tipos e fases de licitação (60 horas)
; O poder legislativo (40 horas)
; O poder legislativo municipal (20 horas)
; Ouvidoria na administração pública(20 horas
; Ouvidoria no ambiente legislativo municipal (35 horas)
; Política contemporânea (60 horas)
; Processo legislativo federal (45 horas
; Relações internacionais (60 horas)

Cursos com tutoria disponíveis, primeiramente, para servidores públicos e, depois, para
a comunidade

; O público-alvo são os servidores do legislativo em âmbito federal, estadual e municipal; de órgãos parceiros e, havendo vagas, os cidadãos, mediante ordem de chegada da pré-matrícula, no site podem participar.
; Administração pública descritiva (60 horas)
; Fundamentos da ciência econômica (60 horas)
; Gestão do conhecimento legislativo (60 horas)
; Licitação e contratos administrativos (60 horas)
; Orçamento público avançado (60 horas)
; Organização de gabinete parlamentar (60 horas)
; Redação e técnica legislativa (60 horas)
; Técnicas em didática para EAD (60 horas)

Exclusivos para servidores
Cursos livres

; Adobe Audition (10 horas)
; Adobe InDesign (20 horas)
; Angular JS, como aprender uma extensão da linguagem HTML (20 horas)
; Arquimedes, sistema de gestão interna (20 horas)
; BPM, mapeamentos e automação de projetos (20 horas)
; Docker, plataforma de construção de aplicativos (20 horas)
; CorelDrawn X7 (20 horas)
; Controle de multidões (10 horas)
; Defesa pessoal para mulheres (16 horas)
; Escriba: taquigrafia (8 horas)
; Excel básico (20 horas)
; Excel intermediário (20 horas)
; Excel avançado (20 horas)
; Gegab, sistema de gestão em gabinetes de senadores (4 horas)
; Gestão documental e arquivística (20 horas)
; Gestão de projetos (20 horas)
; JavaScript (16 horas)
; LexEdit, editor de requerimentos, recursos e emendas (4 horas)
; Metodologia para avaliação e acompanhamento de curso (20 horas)
; Noções de língua portuguesa (24 horas)
; Processo legislativo e regimento interno (40 horas)
; QlickView, plataforma de capacitação para tomadas de decisão intuitivas (16 horas)
; Redação oficial e argumentativa (24 horas)
; Sigad avançado, sistema sobre arquivação de documentos (20 horas)
; Sustentabilidade no setor público (8 horas)
; Tramita ; Agepar, sobre como dominar o Outlook (4 horas)

Cursos de pós-graduação
; Capacitação destinada apenas aos servidores do Senado Federal, Câmara dos Deputados e Tribunal de Contas da União (TCU)
; Administração legislativa (360 horas)
; Comunicação legislativa (360 horas)
; Ciência política (360 horas)
; Orçamento público (360 horas)
; Análise da constitucionalidade (360 horas)
; Avaliação de políticas públicas (360 horas)
; MBA em gestão integrada de projetos (360 horas)

*Estagiário sob supervisão de Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação