Ser professor de uma instituição federal, mesmo em caráter temporário, pode ser o ápice da carreira de um docente. Por isso, a seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) é interessante para acadêmicos. Foram abertas seis vagas para professores substitutos em cinco editais destinados a atendimento de três câmpus: Brasília, Ceilândia e Taguatinga. Os aprovados exercerão a função pelo período de seis meses. O grau de formação mínimo exigido é superior. As áreas com oportunidades disponíveis são: direito (2), libras (1), educação física (1), design de moda (1) e administração (1). Atualmente, o IFB conta com 10 câmpus e tem cerca de 18 mil alunos em mais de 37 cursos.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas da instituição, Maria Cristina Madeira da Silva, espera docentes capacitados para integrar o quadro da unidade. ;É sempre bom contar com professores com experiência na área de atuação e que saibam trabalhar com ensino e pesquisa;, afirma. Os certames são compostos por duas etapas: análise curricular e prova de desempenho didático. Na segunda fase, será preciso dar uma aula expositiva de 20 minutos sobre tema sorteado. Além disso, é possível que haja argumentação de 10 minutos por parte da banca ; composta por três profissionais do IFB. Quem concorrer a uma vaga em libras será avaliado ainda por um intérprete da área. Na remuneração da categoria, além do vencimento básico (R$ 3.117,22), há retribuição por titulação, que varia de acordo com cada qualificação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado ou doutorado).
Dicas de estudo
Sérgio Henrique Lima Reis, professor de história e geografia do Estratégia Concursos, observa que a postura pode influenciar a avaliação dos examinadores. De acordo com ele, é preciso estar atento aos movimentos da cabeça. ;Se você a mantiver baixa e ainda deixar os ombros encolhidos, passará expressão de insegurança. O que não é bom;, diz. Segundo o professor, deve-se manter a coluna ereta, sem forçar, para demonstrar confiança. ;É uma avaliação subjetiva, do tipo ;a primeira impressão é a que fica;, então, prepare um show;, acrescenta. Durante a aula, é possível utilizar equipamentos para tornar a apresentação mais interativa. ;É interessante fazer uma síntese completa do conteúdo proposto para que você possa expor o conhecimento do tema, mostrando sua capacidade de explicar e sintetizar. Para isso, use o quadro e leve um material impresso (resumo da apresentação) a fim de causar boa impressão;, ressalta.
É necessário também organizar o tempo da aula. ;Fale só de temas que domina, pois isso garantirá segurança e fluência. Prepare bem o conteúdo e treine;, aconselha. ;Lembre-se de que não é necessário falar de tudo, mas é preciso estar preparado para tudo;, alerta. Para Carlinhos Costa, graduado em ciências biológicas e pedagogia e mestre em metodologia do ensino, organizar-se antes da apresentação é a receita para o sucesso. ;Teste os equipamentos e leve consigo, inclusive, pincéis de quadro branco (para caso dos disponibilizados não funcionarem). Acredite que está ensinando alunos com sede de conhecimento e faça o seu melhor;, aconselha. Além do conteúdo, o jeito de falar também influencia a avaliação, por isso é indicado evitar a norma coloquial da língua. ;Tome cuidado também para não deixar a aula repleta de jargões técnicos, utilize-os apenas quando necessário. A exposição não é uma competição de quem sabe mais: é um espaço para demonstrar que consegue fazer os alunos aprenderem o tema proposto;, diz.
Controle o nervosismo
A ansiedade e o estresse são problemas comuns entre pessoas que precisam se apresentar ao público. Às vezes, o que será falado requer muita habilidade e o medo de não conseguir impede as pessoas de ficarem calmas. Apesar de a questão ser compreensível, um professor que demonstra nervosismo não será bem avaliado numa prova didática. ;Manter-se tranquilo é resultado de bom planejamento, expertise no assunto de seu domínio e certeza de que você é um bom profissional. Durma bem e organize tudo que precisa antes de entrar na sala de avaliação;, recomenda Carlinhos Costa, professor de didática do Gran Cursos Online. O historiador Sérgio Henrique Lima Reis também aposta no preparo para ter resultado satisfatório. ;Quando se domina o assunto da aula, a pessoa se expressa bem, transmite segurança e relaxa. Acredite que é possível. No começo, é normal ficar nervoso, mas, se você estiver preparado, se soltará e dará o melhor de si;, finaliza.
Dicas rápidas
Confira orientações de Gilberto Porto, professor de administração da Universidade de Brasília (UnB), para a prova didática
1) Planeje a aula: pesquise sobre os principais tópicos dos temas sorteados, pois isso ajudará a demonstrar seu domínio sobre o conteúdo.
2) Simule: treinar a apresentação em frente ao espelho ou perante alguém ajuda a corrigir e evitar vários erros no uso do tempo, na clareza dos argumentos, na sequência lógica da exposição e até na dicção.
3) Use recursos didáticos: uma boa aula pode e deve ser recheada de recursos didáticos (como projetor multimídia e quadro branco) com objetivo de torná-la mais interessante e facilitar o aprendizado. Avalie a melhor estratégia de acordo com o tempo disponível e o conteúdo.
O que dizem os editais
Processos seletivos para a contratação de professores substitutos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
Inscrições: presenciais no câmpus a que se destina a vaga, conforme previsto em edital no link www.ifb.edu.br. Confira os prazos:
- Administração (1): encerradas
- Design de moda (1): encerradas
- Direito (2): até 31 de janeiro
- Libras (1): entre amanhã (22) e 2 de fevereiro
-Educação física (1): entre amanhã (22) e 2 de fevereiro
Taxa: não há
Vagas: seis
Salário base: R$ 3.117,22 (exceto para a área de design de moda, cuja remuneração inicial é de
R$ 3.121,76).
Acréscimo de remuneração por titulação: aperfeiçoamento
(R$ 186,42); especialização (R$ 410,67); mestrado (R$ 1.091,90); doutorado (R$ 2.580,39)
Provas: administração (26 de janeiro); design de moda (5 de fevereiro); direito (entre 27 e 28 de fevereiro); libras (entre 20 e 21 de fevereiro); educação física (entre 20 e 21 de fevereiro).
Local: Brasília
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa