Trabalho e Formacao

Beleza que põe na mesa

Depois de abrir clínica de estética, nutricionista e esteticista expandiu empreendimento em sociedade com uma amiga e a irmã. Hoje, elas têm 40 funcionários e 3,5 mil clientes cadastradas

Ana Paula Lisboa
postado em 21/01/2018 18:00

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;Eu sempre me interessei por beleza e, quando estava na faculdade, tinha me imaginado como dona de uma clínica que tratasse tanto de saúde quanto de estética;, conta a nutricionista Priscilla Baracat, 35 anos. Após a conclusão da graduação, ela se mudou para São Paulo, onde fez, além de cursos livres, pós-graduação em fisiologia do exercício e em cosmetologia e estética. De volta a Brasília, em 2008, abriu as portas da primeira unidade da Inti Estética, no centro comercial Deck Brasil, na QI 11 do Lago Sul. ;Começamos com apenas duas salinhas e trabalhávamos eu, uma recepcionista e uma esteticista;, lembra. Dez anos depois, a empresa tem 40 funcionários e três endereços: além do inicial, há outras unidades no Noroeste (CLNW 10/11) e no Sudoeste (em processo de mudança da Academia Unique para a CLSW 102). A expansão foi possível graças a parcerias firmadas pelo meio do caminho.

A graduada em propaganda e marketing Luciana Sampaio, 35, e a nutricionista e estudante de estética Roberta Baracat, 29, entraram para o negócio como sócias, respectivamente, há quatro e três anos. A primeira é amiga de infância e a segunda, irmã de Priscilla. ;Sociedade é algo muito sério e só fiz porque conheço as duas há muito tempo e, graças a Deus, a gente se dá muito bem. Uma está sempre ajudando a outra. Somos parecidas e prezamos pelos mesmos princípios, como ética e respeito;, afirma. ;Nós três frequentamos a mesma igreja Assembléia de Deus e escutamos muito umas às outras. São três cabeças pensando juntas para tomar decisões, então a dinâmica é bastante tranquila;, completa Roberta. Foi seguindo os passos da irmã que ela resolveu estudar nutrição e, posteriormente, começar a faculdade de estética para poder prestar atendimentos nas duas áreas na clínica.


Roberta precisou também desvendar segredos de outro ramo, pois fica responsável pela administração da unidade do Lago Sul, da qual é sócia. ;Nossa gerente está conosco desde a abertura da clínica e me ensinou muita coisa;, conta. Luciana se ocupa da administração das unidades de Sudoeste e Noroeste, das quais é sócia. A parte do trabalho que mais lhe dá prazer é conversar com a clientela. ;Gosto muito de atender as pessoas.; Antes de entrar para a Inti, Luciana trabalhou numa imobiliária pertencente à família dela. ;Eu estava lá porque achava que tinha de dar continuidade ao negócio, mas não fazia o que gostava. Então foi muito bom passar a atuar num universo com o qual eu tinha afinidade, já que sempre gostei de fazer tratamentos;, observa. ;Eu era cliente da clínica, sempre gostei de fazer tratamentos e entrei no negócio com essa visão de cliente;, relata Luciana que, para se manter atualizada, frequenta congressos de estética.

Depois de abrir clínica de estética, nutricionista e esteticista expandiu empreendimento em sociedade com uma amiga e a irmã. Hoje, elas têm 40 funcionários e 3,5 mil clientes cadastradas



Foco no atendimento

;Foi um desafio abrir um negócio do nada. Ainda mais que comecei num local escondido, não era no térreo, mas dentro do prédio. Então, acompanhar clientes que chegam, fecham pacote, continuam até hoje e ainda fazem a divulgação boca a boca é uma grande conquista;, comemora Priscilla. Alcançar bons resultados envolve buscar atualização constante e investir em bons aparelhos. No entanto, para se consolidar como referência em estética corporal e facial, equipamentos e técnicas não bastam. ;É preciso trabalhar bem e contar com uma equipe treinada, de modo que todos tenham carisma com as clientes;, ensina Priscilla, que faz avaliações, consultas de nutrição e tratamentos faciais. ;Nossos profissionais são muito bons e nossos equipamentos são os melhores, mas o nosso atendimento faz toda a diferença, a forma de tratar. Se algo não ficou a contento, fazemos de tudo para compensar;, acrescenta Roberta.

;A gente é do lema de que o cliente sempre tem razão. Às vezes, ele nem tem, mas procuramos contornar para deixá-lo satisfeito;, esclarece Luciana. ;O que eu mais gosto no meu trabalho é ver a paciente percebendo mudanças no corpo e ficando feliz. Acompanhar essa transformação é que me dá brilho nos olhos. Os resultados não envolvem só a estética, mas também a autoestima e toda a confiança da pessoa;, comenta Priscilla. A Inti Estética tem um cirurgião plástico como responsável técnico, mas só aplica tratamentos sem corte. Os rendimentos brutos mensais da empresa ficam em torno de R$ 180 mil. ;Não tivemos baixa na procura durante a crise, mas as pessoas passaram a pedir mais desconto e nós fizemos mais promoções;, observa Priscilla. A clínica tem 3.500 clientes cadastradas, das quais 500 são visitantes regulares.

Elemento essencial para o sucesso da empresa é o time de funcionários. ;É um desafio montar uma equipe em que todo mundo se ajuda, mas, depois que você consegue fazer isso, as coisas andam;, percebe Luciana. Segundo as sócias, boa parte dos empregados está na empresa desde o início. O motivo para a retenção está no relacionamento. ;A forma de lidar com os colaboradores importa. Sempre deixamos claro que eles são pessoas importantes para nós e para a empresa. Além disso, remuneramos bem;, revela Priscilla. A escolha de cada peça do time é feita com cuidado. ;Nós mesmas fazemos as entrevistas e os empregados passam por treinamento e reuniões mensais para falar das coisas boas e das ruins. Funcionamos como uma família.;

Saiba mais
www.intiestetica.com.br

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