Karine Rodrigues*
postado em 23/01/2018 17:17
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas até sexta-feira (26) e quem sonha com uma vaga numa instituição de ensino superior pública precisa saber usar a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017 com sabedoria. Afinal, a concorrência é grande: até o início da tarde desta terça-feira (23), mais de 1,3 milhões haviam se inscrito no sistema para disputar as quase 240 mil vagas disponíveis em 130 universidades e institutos de todo o país.
A partir desta quarta-feira (24), as notas de corte da primeira parcial do Sisu estarão disponíveis para consulta no site do programa. Até sexta-feira, as pontuações mínimas necessárias para aprovação será atualizadas uma vez por dia. Até lá, os candidatos podem mudar as duas opções de curso e instituição quantas vezes quiser ; no fim, valerão as feitas por último. Mudando de acordo com as alterações do sistema, é possível potencializar as chances de aprovação.
Como cada faculdade tem pré-requisitos e pesos próprios, a mesma pontuação no Enem pode ficar completamente diferente no Sisu. ;O importante para não jogar à nota fora é conhecer as normas de cada universidade pela qual se interessar. Use os quatro dias do prazo de inscrições para pesquisar e não ser pego desprevenido!”, orienta Cesar Severo, professor de física e coordenador pedagógico do Curso Exatas.
Para ajudar candidatos nesse momento crucial, o Eu, Estudante selecionou dicas do professor Cesar Severo e do site Quero Bolsa. A partir das orientações, é possível traçar estratégias para fazer o melhor uso da sua nota. Confira!
1. Faça uma lista de cursos e instituições de seu interesse.
2. Conheça os critérios e as particularidades das universidades e dos institutos de que gosta. As instituições atribuem pesos diferentes para cada área de conhecimento cobrada no Enem e existe ainda a possibilidade de haver bonificações específicas de cada região.
3. Após investigar o que potencializa seu desempenho, confira as notas de corte dos cursos escolhidos nas instituições que os oferecem e compare com a sua nota.
4. Divida a lista em dois grupos. No primeiro, coloque as instituições em que a nota de corte está acima da sua pontuação. No segundo, elenque as faculdades em que você tem chance de passar, ou seja, aquelas que têm nota de corte igual ou inferior aos seus pontos
5. Na hora de marcar as opções de inscrição, dê preferência a universidades de nota maior como primeira opção. Assinale como segunda opção alguma instituição do grupo de instituições que seja possível garantir com sua nota.
6. Acompanhe diariamente a mudança das notas de corte e ajuste as escolhas, mantendo a universidade desejada na primeira opção e outra com alta probabilidade de aprovação na segunda.
7. Fique atento às listas de espera. A escolha da opção nas inscrições do Sisu não garante um lugar na disputa pelas vagas remanescentes de forma automática, é preciso manifestar interesse em participar da lista.
O site Quero Bolsa disponibiliza uma ferramenta que reúne informações de anos anteriores. Assim, é possível acompanhar a variação das notas de corte médias e mínimas no local de interesse e também a menor nota de corte do país para o curso desejado. Como as notas variam pouco a cada ano, as informações podem ser úteis na busca de uma vaga.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa