Jornal Correio Braziliense

Trabalho e Formacao

Inep antecipa resultado do Encceja

Medida pode beneficiar estudantes que desejam ingressar no ensino superior no primeiro semestre por meio do Prouni e Fies

Após as polêmicas em torno da data de divulgação das notas dos candidatos no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o Inep antecipou a publicação dos resultados referentes ao ensino médio para 5 de fevereiro.
Os participantes do exame continuam impossibilitados de participar do Sisu, mas podem ter a oportunidade de estudar em alguma instituição de ensino superior pelo Prouni ou Fies, caso consigam a nota mínima nas quatro áreas de conhecimento da prova e obtenham a certificação junto às secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
O acesso aos resultados será liberado a partir das 18h, na página do participante. É necessário ter em mãos o número do CPF e da senha. A divulgação dos resultados do Encceja Nacional referentes ao Ensino Fundamental, assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e realizadas no exterior permanecem na data prevista: a partir de março.
Os participantes que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar a Secretaria Estadual ou o Instituto Federal selecionados na inscrição e solicitar a declaração parcial de proficiência. Com essa declaração, eles ficam liberados de fazer as provas da área de conhecimento em futuras edições do Encceja.
Segundo o Inep, mais de 1.2 milhões de candidatos buscam a certificação do ensino médio por meio do Encceja.