Trabalho e Formacao

Programa abre vagas de estudo nos EUA para professores da rede pública

Educadores de língua inglesa que dão aula no ensino médio do DF podem concorrer a oportunidades de experiência internacional

Agência Brasília
postado em 27/02/2018 18:39
Professores da rede pública de ensino do Distrito Federal podem se inscrever, até 2 de março, no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa. Trata-se de uma parceria com a Comissão Fulbright Brasil, patrocinada pelo Departamento de Estado do governo dos Estados Unidos.

A iniciativa, adotada no DF e em outras unidades da Federação, oferece aos educadores selecionados cursos de cinco meses no território americano. O programa é designado em inglês pela sigla DAI ; Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers.

Entre os objetivos estão:

Fortalecimento do ensino da língua inglesa
Promoção de melhores práticas metodológicas
Desenvolvimento de relações entre professores de várias regiões do mundo
Multiplicação de conhecimento nos países participantes
Os professores selecionados passarão um semestre acadêmico em uma universidade americana, na qual receberão aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento, estratégias pedagógicas, liderança e uso de tecnologias em educação.

O professor Rosemberg Holz foi um dos escolhidos para participar do programa em 2017 e ficou um semestre em uma universidade do Arizona. Docente de duas unidades escolares em Ceilândia, ele considerou a experiência enriquecedora.

Condições para inscrição
Para participar do programa o professor deve:

Ministrar a disciplina de inglês no ensino médio de escola pública
Dedicar ao menos 50% de sua carga de trabalho em sala de aula
Ter formação (bacharelado ou licenciatura) em língua inglesa
Ter experiência em sala de aula por ao menos cinco anos
Ter fluência oral e escrita no idioma
Ter, no mínimo, mais dois anos de trabalho como professor de inglês, para poder compartilhar o aprendizado adquirido durante o intercâmbio
Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Educação do DF, parceira da Fulbright, por meio do e-mail fulbrightdai.seedf@gmail.com. Os candidatos receberão um formulário que deve ser respondido e enviado novamente por e-mail até 2 de março.

Os inscritos passarão por seleção da secretaria, que utilizará critérios estabelecidos pelo programa. Cada unidade federativa parceira indicará quatro professores para a etapa nacional até 9 de março. Destes, 30 serão selecionados para a fase final, com prova de proficiência em inglês. Em 2017, sete professores de todo o País conseguiram a vaga internacional.

Os escolhidos passarão cinco meses nos Estados Unidos, de janeiro a maio de 2019. Entre os benefícios estão passagens de ida e volta e orientação na chegada aos EUA. Terão também assegurados:

Os custos e taxas para a participação no programa
Hospedagem (residência universitária compartilhada com outros participantes)
Seguro-saúde
Ajuda de custo para alimentação
Aquisição de um laptop para as atividades acadêmicas
Livros e outros materiais educacionais
Participação do seminário de encerramento em Washington
Eles terão ainda a oportunidade de submeter propostas ao Departamento de Estado americano de apoio financeiro para projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido no programa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação