Trabalho e Formacao

MEC prorroga prazo de inscrições do Fies

Agora, interessados podem tentar conseguir financiamento estudantil até sexta-feira (2)

Eu, Estudante
postado em 28/02/2018 18:30 / atualizado em 22/09/2020 14:53

O Ministério da Educação (MEC) decidiu aumentar o prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2018. Agora, ineressados podem se inscrever até sexta-feira (2) pelo site.

 

O órgão decidiu mudar a data de fim de candidaturas porque 427 mil inscrições ainda estavam na fase de preenchimento às 17h desta quarta-feira (28), dia originalmente previsto para o término do prazo. O sistema registrou 387 mil inscrições concluídas no mesmo período.

 

No primeiro semestre de 2018, começou a valer o Novo Fies, modelo de financiamento com diferentes condições de pagamento para pessoas com diferentes tipos de renda familiar. Nesta edição, foram ofertadas 155 mil vagas. Em todo o ano de 2018, o MEC deve abrir 310 mil vagas no Fies, 100 mil ajuro zero para alunos com renda mensal familiar per capital de até três salários mínimos. Pessoas com rendimentos de até cinco salários mínimos podem se inscrever para as duas modalidades P-Fies.

Resultados

Os nomes dos aprovados no Fies a juro zero serão divulgados na segunda-feira (5), em chamada única. Quem não passou terá de 6 a 30 de março para manifestar interesse na lista de espera. Já quem se inscreveu para o P-Fies poderá conferir o resultado em 12 de março.

Critérios

Para concorrer a uma vaga no Fies, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter conseguido nota média acima de 450 pontos nas projvas objetivas. Outro requisito é não ter zerado a redação.

 

O MEC só oferece financimento para cursos autorizados pela pasta e para graduações que tinham tirado conceito maior ou igual a 3 (numa escola que vai até 5) nas avaliações de ensino superior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação