Eu, Estudante
postado em 17/04/2018 16:02
A Universidade de Brasília (UnB) publicou o edital do vestibular de 2018 para ingresso em cursos presenciais no segundo semestre deste ano. A instituição oferece 2.105 vagas distribuídas entre 98 cursos, diurnos e noturnos. As oportunidades são para os câmpus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.
As vagas estão distribuídas em três sistemas: universal, com 922 vagas; de cotas para negros, com 112 oportunidades; e de cotas para alunos de escolas públicas, com outras 1.071 vagas. Nas cotas para escolas públicas, há, ainda, subgrupos: candidatos com deficiência; pretos, pardos e indígenas; com renda menor ou maior que 1,5 salário mínimo
Para participar
As inscrições começam na quarta-feira (18) e terminam em 29 de abril pelo site. A taxa é de R$ 150, inclusive para treineiros. Na solicitação de inscrição, é necessário optar pelo sistema de concorrência, pela língua estrangeira e selecionar uma pré-opção de câmpus/curso/turno. Também é necessário enviar uma fotografia individual colorida recente, com fundo branco, da cabeça e dos ombros descobertos.
Por meio do Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB), o candidato, pode após a correção das provas, alterar a pré-opção de câmpus/curso/turno feita no momento da inscrição, visualizando seu desempenho nas provas e os argumentos mínimos e máximos de cada curso.
Isenção
Candidatos que querem pedir isenção têm o mesmo prazo que período de inscrições para fazê-lo. Podem requerer gratuidade os candidatos definidos como hipossuficientes, que tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e sejam de família de baixa renda.
Também há isenção da taxa para quem comprovar ter, cumulativamente, renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tenha cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede particular.
As provas serão aplicadas em 2 e 3 de junho em Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).